terça-feira, 8 de agosto de 2017

Viena - Áustria


A sétima maior cidade da União Europeia e a segunda maior falante de alemão Viena é diferente das demais capitais europeias que visitei. Com um clima clássico e um ambiente que mais parece ter saído de uma obra de Wolfgang Amadeus Mozart, a capital austríaca é um lugar lindo que consegue unir a modernidade com o charme monárquico.
Viena fica às margens do rio Danúbio e possui uma rica história, principalmente quando governada pela Casa de Habsburgo. Durante esse período os fatos mais marcantes foram: o estado de sítio que o Império Otomano impôs a Viena; ser uma das capitais do Império Austro-Húngaro; e participar da Primeira Guerra Mundial.

Se você é um visitante novo nessa cidade não esqueça:

  • A moeda austríaca é o Euro;
  • O idioma oficial é o alemão;
  • Use e abuse do transporte público. Como a maioria das grandes cidades européias, o transporte público é muito bom. A malha metroviária de Viena é muito boa e bem cuidada, mas não esqueça de validar seu ticket nas maquininhas que estão na entrada de cada metro. Não dê uma de esperto só porque não há vigilância, você pode ser surpreendido por um fiscal e não importa se você é turista, ele vai te multar, e isso pode sair muito caro (a multa tem que ser paga na hora com cédulas, ou você é levado até um lugar específico para pagar com o cartão);
  • Viena é uma cidade muito segura mesmo para os padrões europeus;
  • Use muito o google maps, principalmente para saber mais sobre o transporte público.
  • A estação do ano influenciará na sua experiência: Se gosta de frio, o inverno vienense é o melhor para você, mas se quiser ver mais atrações ao ar livre, ou ter uma experiência marcante com as flores dos jardins e parques escolha primavera ou verão.


Schönbrunn no inverno


Schönbrunn no verão

  • Se você adora Natal, venha durante esse período. A cidade abraça o clima natalino com vontade e as feiras de natal são tudo de bom.

Mercado de Natal em frente ao Schönbrunn

Principais Atrações

Abaixo estão algumas das principais atrações turísticas de Viena, com comentário e avaliação dos que eu pude visitar.


  • Palácio de Schönbrunn
    Schönbrunn vista da parte mais alta

Possivelmente a atração turística mais visitada de Viena. O Palácio de Schönbrunn fica um pouco afastado da área central da cidade, mas possui uma estação de metro perto (Estação Schönbrunn da linha U4). Esse também é conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena. O seu nome deriva de uma frase atribuída ao imperador Matias, que teria "descoberto" um poço enquanto caçava por ali, exclamando "Welch' schöner Brunn" ("Que bela nascente").
O palácio barroco foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Aqui viveu até 1817, data de seu casamento com o futuro imperador brasileiro Pedro I, a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo, que teve tão grande papel na independência do Brasil.
Palácio a noite
Esse era a residência de verão da família real austríaca, em contra-partida do palácio de inverno Hofburg que se encontra na região da cidade de Viena.
Seu jardim é espetacular durante primavera e verão, e, na minha modesta opinião, não deixa nada a desejar se compararmos com o jardim do Palácio de Versalhes na França.
Na área mais alta está localizada a Gloriette. Essa pequena construção, onde Mozart já tocou para a família real, hoje é um café charmoso e gostoso. Não deixe de comer um autêntico Apfelstrudel com uma linda vista para os jardins.
Durante o período de Natal há uma feira temática na frente do palácio. Vale muito conferir.
Sua área aberta fica disponível para visitação diariamente das 8:00 às 18:30, sendo gratuito para visitar os jardins e a Gloriette. Os preços para visitação interna pode variar de 9,50 euros até 14,40 euros.
Dicas e links: O site do palácio disponibiliza agora arquivos MP3 em 12 idiomas com explicação da visita. Isso evita que você pegue fila para adquirir o áudio guia na hora. E você pode aproveitar para se preparar um pouco sobre o que vai ver lá. (http://www.schoenbrunn.at/it/visita/audio-e-videoguida.html)





  • Palácio Imperial de Hofburg
    Hofburg

Tem as suas origens num castelo-fortaleza medieval, datado do século XIII, sendo continuamente ampliado até o início do século XX. Foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, que o usaram como sua principal residência de Inverno, enquanto o Schloss Schönbrunn era o seu palácio preferido para o Verão.
Atualmente, o vasto complexo abriga a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus, dentre os quais se destacam as alas preservadas dos antigos aposentos imperiais, as salas usadas durante o Congresso de Viena e a colecção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado.
O Hofburg fica na região central, em uma distância “caminhavel” de várias outras atrações. Tire um tempo para caminhar nos seus arredores.
O valor da entrada do museu e aposentos reais está entre 13,90 e 29,90. E o horário de funcionamento é das 9:00 até 18:00 (julho e agosto) ou 17:30 (demais meses).




  • Palácio Belvedere

É um palácio barroco construído pelo príncipe Eugênio de Saboia. O complexo é dividido em duas partes: Belvedere Inferior e Belvedere Superior.
Parte alta do Belvedere
O complexo foi vendido a Maria Teresa da Áustria pelos herdeiros do príncipe. Maria Teresa deu o nome ao lugar de Belvedere, que em italiano significa Bela Vista. Na Casa dos Habsburgo, o palácio foi ampliado.
Desde a Primeira Guerra Mundial, o Belvedere também é um museu (Österreichische Galerie Belvedere). O edifício sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído.
Os jardins e o palácio são muito bonitos. Vale muito a visita e é gratuito. Se você quer saber mais e gosta de museus, vale a pena entrar. O palácio está aberto diariamente, exceto segundas-feiras, das 10h00 às 17h00.
O tíquete que dá direito à entrada em todas as dependências do palácio-Belvedere Superior e Belvedere Inferior e Orangery-custa € 19 e pode ser adquirido no local, momentos antes da visita, ou com antecedência, no site da atração. Portadores do cartão Vienna Card pagam € 16,50.
Fica pertinho da Vienna Central Station (a estação ferroviária de Viena). Mas você também pode chegar lá de bonde elétrico: linha 71, estação Unteres Belvedere ou Am Heumarkt; linha D, estação Schloss Belvedere ou Quartier Belvedere. Ou também de trem: linhas R, S1, S2, S3, S4 ou S80, estação Quartier Belvedere.




  • Tiergarten Schönbrunn - Jardim Zoológico

Localizado dentro dos domínios do Palácio de Schönbrunn. Uma pequena coleção de animais já existia no local desde 1540, mas o zoológico propriamente dito foi construído em 1752 nas instalações do Palácio de Schönbrunn por ordem do então imperador do Sacro Império Romano, Francisco I, marido de Maria Teresa da Austria, para servir como uma menagerie (zoológico imperial). É o zoológico mais antigo do mundo e aqui você vai encontrar pandas!
Abre diariamente às 9:00 e fecha entre 16:30 e 18:30 (dependendo dos meses do ano). A entrada para adulto custa 18,50 euros e você pode comprar online.




  • Catedral de Santo Estêvão

É uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, está situada na Stephansplatz, no centro da cidade Viena. Uma belíssima construção com várias lojas e cafés ao redor. Vale a pena ir lá e se “perder” nas ruas ao seu redor. A estação de metro Stephansplatz é a mais perto (linhas U1 e U3).




  • Prater

É um grande parque público. O parque de diversões Wurstelprater, muitas vezes chamado de "Prater", fica em um canto do Wiener Prater e inclui a roda gigante Wiener Riesenrad.
Wiener Riesenrad é uma antiga roda gigante construída em 1897, e foi a roda gigante mais alta do mundo entre 1920 e 1985. Fica perto do planetário e do museu de cera Madame Tussauds.
A estação de metro mais próxima é Praterstern Bf (linha U1 e U2).




  • Museu de História da Arte em Viena

É um museu de belas-artes e artes decorativas localizado ao redor da Maria-Theresien-Platz, onde também se encontram outros museus como o de História Natural.
É um dos mais antigos museus do gênero no mundo. Foi inaugurado em 1891, tendo sido construído por Gottfried Semper e Karl von Hasenauer em estilo renascentista italiano para abrigar a vasta coleção imperial dos Habsburgos, que, ao longo dos séculos, foram entusiásticos patronos das artes. Seu acervo é um dos mais ricos em seu gênero, e foi formado a partir dos gabinetes de arte e curiosidades dos arquiduques Francisco Fernando e Leopoldo Guilherme, e do imperador Rodolfo II.
O valor para entrar no museu é 15,00 euros, mas você também pode comprar tickts combinados para ver as jóias dos Habsburgos, entre outras coisas (conferir no site oficial). E os dias e horários de abertura variam conforme os meses, mas geralmente abrindo às 10:00 e fechando entre 18:00 e 21:00.




  • Naschmarkt

Você encontrará tudo nos links abaixo:




  • Hundertwasserhaus

A Hundertwasserhaus é uma casa de apartamentos, construída após a idéia e o conceito do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser com o arquiteto Joseph Krawina como co-autor. Este marco expressionista de Viena está localizado no distrito de Landstraße, na esquina de Kegelgasse e Löwengasse.
Embora a Hundertwasserhaus só possa ser admirada do lado de fora, a Kunst Haus Wien fica nas proximidades e abriga uma exposição permanente sobre o complexo. A Kunst Haus (Casa das Artes) também foi projetada por Hundertwasser, e é difícil encontrar linhas retas aqui. A fachada é muito parecida com a da Hundertwasserhaus, mas é menos colorida, com muito preto e branco.





  • Rathaus
    Rathaus no inverno

A Rathaus é um antigo prédio e palácio, que serve como sede da prefeitura e do conselho municipal da cidade. Além disso também abriga o governo e a Assembleia (Landtag) do Estado de Viena, um estado com o sistema federal austríaco.
Um lindo prédio que vale a visita, e fica na região central de Viena, perto do parlamento, do Hofburg e do Volksgarten. Se você for perto do Natal, poderá visitar uma das várias feirinhas de Natal de Viena em frente a essa construção. Mas também poderá ter outros festivais, principalmente na primavera e no verão.




  • Museu de História Natural

Para os amantes da história natural (e talvez para crianças) esse museu tem um dos acervos mais rico do mundo. Recomendado para você que nunca foi em algum museu desse tipo.

Aberto: Quinta-feira: segunda-feira: 9:00 - 18:30
Quarta-feira: 9:00 -21:00
Terça-feira: fechado
Valor da entrada: 10,00 euros para adultos (menores de 19 anos não pagam)




  • Karlskirche

Karlskirche (Igreja de São Carlos) é uma igreja barroca localizada no lado sul da Karlsplatz. Considerada extensamente a igreja barroca mais notável de Viena, bem como um dos maiores edifícios da cidade, Karlskirche é dedicada a São Carlos Borromeo, um dos grandes contra-reformadores do século XVI.
Recomendado ir caminhando até lá, caso esteja na região central de Viena, pois é ótimo para conhecer melhor a cidade.


  • Volksgarten
    Volksgarten no inverno

Um belíssimo jardim na região central de Viena. Recomendado principalmente caso esteja na primavera ou no verão. Dali você poderá enxergar o Rathaus, o parlamento austríaco e o Hofburg.






  • Ópera Estatal de Viena (e concertos)

É uma casa de ópera - e uma companhia de ópera - com uma grande história desde o século XIX. Está localizada no centro de Viena. Os membros da Orquestra Filarmônica de Viena são recrutados dessa orquestra.
É um belíssimo prédio, vale a visitação e, se for fã de música clássica, não deixe de ouvir um concerto. Viena por si só já te faz ouvir música Mozart e Vivaldi dentro de sua cabeça, então aproveite esse momento ímpar na sua vida.
Na frente frente da Ópera você encontrará algumas pessoas vestidas com trajes coloridos de época querendo te vender ingressos para um concerto, se você já estiver pré disposto a assistir um, pesquise na internet antes os valores e se pode comprar online. Na Stephansplatz você também encontrará algumas pessoas querendo vender ingressos para concertos (por ser um ponto com muitos turistas), mas normalmente é para outros lugares mais baratos e nem tão turísticos quanto a Ópera Estatal, mas não menos bem feitos. Vai de você escolher onde quer assistir, e qual valor está disposto a pagar. E pechinche.
Sobre ouvir uma ópera: Abaixo está a experiência de Alex Tavares que visitou Viena em 2015:
Fomos sem nenhum ingresso e sem saber como comprar. No início da tarde passamos em frente ao prédio, só pra visitar mesmo, nem sequer entramos. Lá fora ficam várias pessoas contratadas pelas casas de ópera, que são muitas na cidade, para arrebanhar seus turistas. No escritório da Ópera, que se eu não me engano, fica em frente, um diretor muito educado nos explicou que os ingressos se esgotam com meses de antecedência, mas que sempre há um lote diário de tickets para assistir em pé. Para adquirir tínhamos que esperar na fila três horas antes. Decidimos tentar a sorte na fila, que ainda ia demorar umas duas horas pra começar. Saímos pelo centro histórico pretendendo voltar mais tarde. Na volta, fomos abordados por um velho, que nos explicava em inglês que ele tinha duas entradas pra vender; que os lugares eram laterais, com visão prejudicada, mas que tinham todo o conforto e tal. Ficamos desconfiados, mas ele falou que era normal comprar o ingresso com antecedência pra revender depois. E o preço não era exorbitante, embora não me lembre quanto era. Depois de deliberarmos por uns minutos e perguntarmos no guichê se os bilhetes eram autênticos, compramos e aguardamos no local mesmo para assistir ao espetáculo. Era Macbeth, ópera de Verdi sobre a peça do Shakespeare, em uma versão modernizada. Mas foi realmente um espetáculo inesquecível. Como a fila pra assistir em pé era muito grande, provavelmente não conseguiríamos. Logo, o ingresso do cambista foi a nossa oportunidade."


Vienna Pass

Se você quer visitar o máximo de atrações turísticas, entrar no máximo de museus que puder, mas não quer gastar tanto com os ingressos, a solução se chama Vienna Pass.
Comum nas grandes capitais da Europa, esses passes englobam a entrada de várias atrações da cidade.
Com o Vienna Pass você tem acesso a mais de 60 atrações de Viena, com o diferencial de pular filas. Você também pode adicionar o Travelcard e você terá acesso aos transportes públicos da capital austríaca.
O preço alto pode assustar em um primeiro momento (custando 59,00 euros 1 dia para 1 adulto), mas se você usar bastante, sairá muito em conta. Então está recomendado.
Você pode comprar online no site e retirar diretamente nos pontos específicos em Viena.




Como chegar?

  • Avião

Aeroporto Internacional de Viena está localizado em Schwechat, 18 km a sudeste do centro de Viena e 57 km a oeste de Bratislava. Se Viena é seu destino principal ou inicial de uma trip maior, esse aeroporto será sua porta de entrada.

  • Trem

A OBB é a principal companhia de trens da Áustria, mas você utilizar outra companhias que passam por Viena. Há trens frequentes para Budapeste, cidades na Alemanha, Eslováquia, Chéquia, entre outros países da região.

  • Ônibus

Também há várias companhias de ônibus que passam por Viena.




Mas quantos dias são necessários?

Como eu sempre digo, isso vai depender de como você é. Para conhecer bem a cidade eu recomendo pelo menos 2 dias. Visite as principais atrações, caminhe pela região central, tome um café em algum lugar charmoso, sinta o ar vienense.


Onde e o que comer?

Você comerá muita batata, linguiça e carne de porco em toda Europa Central e Oriental. Mas você encontrará comidas deliciosas em Viena. Abaixo estão algumas das comidas austríacas que você nem sabia que era de lá:

  • Croissant

Possivelmente você achava que o croissant era francês. Talvez os franceses melhoraram a receita, porém foi em Viena que ele foi inventado.
Segundo a história sua origem é atribuída aos padeiros de Viena, onde era conhecido pelo nome de Kipferl desde o século XIII, sendo feito de tamanhos variados. Segundo a tradição, em 1683 (Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite, estes ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel, e ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. O formato em crescente seria alusivo à bandeira do Império Otomano. Os franceses ainda hoje chamam este tipo de pão amanteigado de viennoiserie.

  • Apfelstrudel

Muitas vezes confundido como sendo originário da Alemanha, o Apfelstrudel (significando folhado de maçã) é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena.
Como o próprio nome já diz, é um folhado de maçã, muitas vezes acompanhada de uma calda.





  • Wiener Schnitzel

É uma carne de vitela à milanesa. Às vezes a farinha de rosca que envolve a carne é temperada com pimenta moída. Normalmente acompanhado de salada de batatas que pode ser substituída por batatas fritas ou molho de mirtillo (bluberry).


Mas e onde comer?

O mais charmoso e gostoso de Viena são os cafés. Caminhe pela região central e escolha um café charmoso, e não deixe de comer um Apfelstrudel legítimo. Caso queira algumas dicas, abaixo estão alguns lugares:

  • Gloriette

Café com vista para o palácio e jardins do Schönbrunn. Recomendado.

Gloriette

  • Café Central

Sempre foi queridinho de escritores, artistas e intelectuais em geral. Além do ambiente todo especial, com direito a piano ao vivo, as tortas caseiras dali são acompanhamento delicioso para os cafés – mas prepare-se para longas filas de turistas na entrada.

  • Café Landtmann

O café que tem quase 150 anos de existência. Frequentado por clientes que vão de Freud a Paul McCartney, fica pertinho da prefeitura e tem cafés simplesmente deliciosos. Se estiver por lá durante o almoco nos dias úteis, aproveite os ótimos menus executivos por dez euros.




Resumo


Viena é uma cidade linda e ímpar. Visite nem que seja de passagem. Adicione ela na sua Eurotrip pois vale muito a pena visitar. Coma um apfelstrudel, tome um café ouvindo música clássica, se envolva como se estivesse na corte dos Habsburgos com toda elegância.


Links




Um comentário:

  1. Linda cidade, visitei no inverno não tive o privilégio de ver os jardins dos Palácios floridos, mas, mesmo assim lindo, tudo muito grande, amplo, cuidado, conservado. Ótimo transporte e povo educado.

    ResponderExcluir