quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Relatos de Bruges

Dia 03 de dezembro de 2016, domingo, fui para Amsterdam, de Bruxelas.
Conheci a linda e histórica Bruges, aproveitei um lindo dia ensolarado e frio, experimentei uma ótima cervejaria belga e visitei uma bela feira de natal.




Vista de Bruges de dentro da cervejaria De Halve Maan




A viagem



Bruges fica aproximadamente 1 hora de trem da capital belga. A maneira mais utilizada pelos turistas é pegar um trem em Bruxelas, nas estações gare du nord ou gare du midi. A Belgian Rail faz esse trajeto (http://www.belgianrail.be/en/), e o valor fica em torno de 15 euros, com trens saindo com uma grande frequência. Não há necessidade de comprar com antecedência.


Outra maneira de viajar para Bruges é utilizando o Blablacar. Esse é um sistema de caronas bastante utilizado na Europa, mas que ainda não tem grande força no Brasil.
Não encontrei em sites confiáveis passagens de ônibus, mas vale conferir diretamente nas cidades.








Bruges: a cidade medieval



A estação ferroviária em Bruges fica bem perto do centro histórico, então não há necessidade de utilizar o transporte público. Você pode conhecer a cidade só caminhando. E essa é a melhor forma.





A primeira impressão da cidade foi a melhor. Mesmo não tendo chegado tão cedo, em torno de 10:00, a cidade ainda não estava cheia de turistas. Mas mesmo assim pude ver uma boa quantidade de turistas descendo do trem junto comigo.









Logo nos primeiros passos na cidade já pude perceber os canais que contornam a cidade antiga. Bruges, que significa “ponte” em flamengo, é uma cidade construída nas águas do século XII e suas antigas muralhas datam de 1400. Isso só comprova tudo que eu vi na minha primeira impressão da cidade.





E cada ruela que eu entrava, ou beco que eu me perdia, a cidade foi tirando meu fôlego. Depois de quase uma hora caminhando pela cidade, me deparei com a grande e belíssima Igreja de Nossa Senhora, ou Onze Lieve Vrouw Brugge no idioma local. Uma bela construção que mal cabe em uma foto.







Igreja de Nossa Senhora de Bruges
Subindo a Mariastraat chegamos a uma praça onde está localizada a estátua de Simon Stevin, mas ela não era tão importante assim, pois nessa praça estava parte da Feira de Natal de Bruges, uma das famosas feiras de Natal da Europa.








Gastronomia belga


Carruagem e a Feira de Natal
Como uma boa feira de Natal, lá não faltou boa comida e vinho quente, mas com um diferencial: passeio de carruagem. Sim! Você pode fazer um passeio ao estilo clássico, pela cidade medieval de Bruges. E não só durante o período natalício.
E pra melhorar, em frente a essa feirinha, você encontra a fábrica de chocolate The Chocolate Line. Lá você pode ver as pessoas com a mão na massa durante o processo de fabricação dessa maravilha e pode se acabar comendo um ótimo chocolate belga.



Outra delícia belga são as cervejas, e em Bruges você pode encontrar a cervejaria De Halve Maan, que produz a cerveja Brugse Zot. O tour pela cervejaria dura 45 minutos e custa 9 euros, com direito a uma degustação ao final. Mas se você quer só se deliciar com a gastronomia belga, você pode ficar no restaurante da própria cervejaria, onde poderá comer um ensopado de cerveja delicioso.
Cuidado com os horários, durante o inverno os lugares turísticos tendem a fechar relativamente cedo. Verifique no site mais informações https://www.halvemaan.be/en/home.





E quando o assunto é cerveja, não deixe de visitar o 2be. Um famoso pub de Bruges que serve as melhores cervejas belgas. A área externa fica coladinho em dos canais da cidade, onde você ver os barcos com turistas percorrendo a cidade. E na entrada do pub você vai se deparar com um muro cheio garrafas de cervejas, o conhecido Beer Wall. Mais informações sobre o bar no site http://www.2-be.biz/en/home/.


Almoço no Gruuthuse Hof
Após ter caminhado bastante pela cidade e bebido algumas cervejas, a fome já estava chegando. Foi então que almocei no Gruuthuse Hof (http://www.gruuthusehof.be/nl/), em frente a Igreja de Nossa Senhora que mencionei anteriormente. Um pequeno restaurante, porém muito delicioso. Com comidas típicas e carnes de caça. Recomendo.







E ainda no tópico “gastronomia belga”, vale citar os famosos waffles. Um dos melhores waffles que comi na bélgica foi em Bruges, em uma barraquinha em frente a prefeitura da cidade, bem perto da Grote Markt.









Mais Bruges!



Não foi só de comida e cerveja minha visita por Bruges.




Construções em frente a Groote Markt
A Grote Markt é local que você deve visitar, principalmente em época de natalícia. Lá estava uma grande Feira de Natal, mas que funciona um mercado a céu aberto durante o resto do ano.
A praça é  restrita para pedestres (e carruagens) e é rodeada de belos prédios com uma arquitetura única. Construções feitas de tijolos, pois é abundante no solo da região de Flandres.
Logo ali perto está o Belfort, um campanário de 83 metros com uma bela vista da cidade.
Ali perto também está o Historium Bruges. Um museu que remonta a Bruges medieval.


Praça em frente a prefeitura

Outro charme da cidade belga já citado são os canais. Conhecida por muitos como a Veneza do norte, a cidade preserva a arquitetura medieval em plena harmonia com as calmas águas dos canais que contornam e permeiam a cidade. Você pode fazer um passeio de barco, caso queira, mas, ao meu ver, não é necessário. As pontes que cruzam as águas são belíssimas e delas você tem vistas de tirar o fôlego.




Ponte Bonifacius


Resumo da viagem



Foi uma viagem sem estresse. Bruges é linda, o dia estava lindo, tudo foi maravilhoso. Caminhe bastante, tire fotos, coma e beba bem. Talvez o único ponto negativo da viagem foi a volta de trem, quando 2 caras, meio bêbados, resolveram ficar conversando e puxando papo durante a 1 hora de viagem, ou seja, praticamente nenhum ponto negativo.
Aproveite cada rua, cada beco e cada praça da cidade.
Coma batata frita, apesar de eu não ter comido em Bruges.








Dicas



Na Bélgica a moeda é o Euro, e lá se fala 3 idiomas: Francês (na divisa com a França e em Bruxelas), Flamengo (no norte do país) e Alemão (na divisa com a Alemanha). Como Bruges fica no norte (região de Flandres), o idioma é o Flamengo. Entretanto, você se sairá super bem com o inglês.


Se for no inverno, tome cuidado com os horários das atrações. Assim como no resto da Europa, lá as coisas tendem a fechar cedo quando está em baixa temporada.

Links
https://youtu.be/juGUdFUxnY0?t=11m30s
https://youtu.be/xaeyH7fVDjU?t=4m22s



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Toledo - Espanha

Toledo é uma cidade espanhola, na região de Castilla-La Mancha (se lembra de Dom Quixote?), em torno de 70km de Madri, famosa por sua rica história e cultura.
Hoje é visitada por turistas de todos os cantos do mundo e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas a cidade é marcada por muitas invasões, aço de melhor qualidade e um rico multiculturalismo.

Se você está visitando Madri, tire um dia para visitar essa cidade incrível. Você pode fazer um bate e volta bem rápido, sem perder tempo nem gastar muito dinheiro.


Vista de Toledo do outro lado da margem do rio Tejo


Um pouco de História


Famosa pelo seu aço ser incrivelmente duro e tecnológico desde o início dos primeiros assentamentos na região, Toledo data de antes do ano 500 a.C., onde no início a cidade era apenas fortes e muralhas. Essa defesa da cidade também era auxiliada pela sua geografia, o rio Tejo serpenteia a colina, onde se localiza onde é a região histórica, tornando mais difícil qualquer ataque ou invasão.

Conquistada pelos romanos e nomeada de Toletum no ano de 193 a.C., a cidade já foi conquistada e habitada por vários outros povos, como germânicos, alanos, e chegou a ser a capital da Hispânia visigótica antes de ser submetidos ao domínio muçulmano.

A cidade é famosa por durante muito tempo de sua história haver três religiões dentro de seus muros: Catolicismo, Islamismo e Judaísmo. Muito dessa história religiosa ainda se vê dentro da área histórica da cidade, como as belas catedrais católicas e o bairro judeu.



Principais atrações



Catedral de Toledo

A Catedral de Toledo é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo no país.
É uma grande e belíssima catedral praticamente no centro da cidade.






Alcázar de Toledo

O Alcázar de Toledo é um palácio fortificado sobre rochas, situado na parte mais alta da cidade, de onde domina toda a cidade.
Pode ser visto do lado de fora da cidade, pois além de estar bem no alto, é uma grande fortificação.
Junto a ele também encontra-se o museu do exército que vale a visita.


Alcázar no topo da cidade



Museu El Greco

O museu de El Graco contém obras do pintor Doménikos Theotokópoulos, nascido em Creta, mas que produziu a maior parte de suas obras na cidade espanhola.



Ponte de Alcântara

A ponte mais famosa e bela da cidade. Do outro lado da ponte você irá tirar as fotos mais bonitas.

Ponte de Alcântara 



Bono Turístico

Um passe que te deixa entrar em seis atrações turísticas das cidade. Se você quer visitar as seis, vale a pena comprar o Bono Turístico. É 9 euros e você pode conferir no site as atrações http://www.toledomonumental.com/pulsera.html



Toledo Train Vision

Esse trenzinho pode ser pego na praça principal da cidade. Ele faz uma volta pela cidade pelo lado de fora, e essa oportunidade é ótima para conhecer regiões mais afastadas e tirar belas fotos com ângulos diferentes. Nele você terá acesso a um audioguia em português. Vale muito a pena.

Passeio no Train Vision

Como ir?


A maneira mais simples é ir até Madrid, e de lá pegar um ônibus ou trem até Toledo.


Para Madri de Avião

O Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas é o principal terminal aeroviário da capital de Espanha.  Há voos diretos saindo do Brasil.
Apesar de ser longe do centro de Madrid, há transporte público (até de madrugada) fazendo o trajeto.

De Madrid a Toledo de trem

A empresa ferroviária Renfe tem trens saindo de Madrid praticamente de hora em hora, com destino a Toledo. Com duração de 30 minutos, o valor da passagem pode ficar em torno de 13 euros.
A estação férrea de Toledo é um prédio muito bonito e fica relativamente perto da cidade antiga.
Compre suas passagens com antecedência.

De Madrid a Toledo de ônibus

A empresa Alsa faz viagens de ônibus saindo de Madrid. Com 1 hora de viagem, o valor da passagem é aproximadamente de 6 euros.
A estação rodoviária de Toledo fica perto de uma das entradas da cidade antiga.

Excursão de Madrid

Essa opção também é interessante. Com opções de 25 a 50 euros, você pega um ônibus, saindo de Madrid, com direito a um guia. Se você quer saber mais sobre a cidade, essa é uma boa opção.

O www.getyourguide.com.br/ pode ser uma boa opção.



Dicas


Toledo fica na Espanha, então não terá grandes problemas em tentar falar um portunhol.
A moeda espanhola é o Euro.
Se quiser comprar uma espada, não caia em golpes. As espadas de Toledo possuem um selo na base da lâmina para identificar que é feita de boa qualidade. Pesquise o melhor preço e pechinche.
Para trazer uma espada, por ser arma branca, leia direitinho como funciona, mas a dica é: eles vão embalar sua espada quando você comprar ela, então não desembale ela até estar no Brasil, e no aeroporto, despache ela sem problemas.
Pegue a escada rolante para subir para a parte alta da cidade. Você não perderá nada e vai economizar tempo e pernas.

Espadas de Toledo - versão Senhor dos Anéis



Resumo


Se você planeja visitar Madri, é quase uma obrigação visitar Toledo. É uma cidade incrível, onde a história, a arquitetura e a geografia conversam harmonicamente.  Se perca nas ruas do bairro judeu, visite as catedrais católicas e veja a cidade pelo lado de fora.
Peça um táxi para dar a volta na cidade, ou pegue o trenzinho que faz esse tour. Não é caro e vale muito a pena. Ver a cidade da outra margem do rio é tão belo quanto estar dentro dela.
Faça um bate e volta caso esteja em Madri, além de ser super rápido, vale a pena conhecer esse patrimônio da UNESCO.
Se você quer gastar um pouco mais e é um amante de história, compre uma espada com o selo de Toledo.
As pontes, a muralha e as velhas construções com arquiteturas belíssimas farão você não esquecer dessa cidade nunca mais.



Mais links
https://www.youtube.com/watch?v=Mg0U_BbYoeY

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

10 apps que facilitarão sua viagem!

Os smartphones ajudam demais no nosso cotidiano, e com o app certo ele pode ajudar muito nas nossas viagens.


Então confira 10 apps que podem ajudar muito na sua viagem!






Google Maps


Talvez o app que eu mais uso em viagens. Além de ter o mapa da cidade na sua mão, com a facilidade de saber exatamente onde você está via GPS, na maioria das cidades turísticas você pode traçar sua rota e o sistema te mostra os transportes públicos possíveis, com horários. Isso te ajudará muito em uma nova cidade.

Também há a possibilidade de baixar o mapa para usar quando você não tem internet.





Google Translate


Nem todo o mundo fala inglês, e muitas vezes você precisará de um tradutor para te ajudar.
O Google Tradutor possui três funções interessantes:
  • A possibilidade de baixar o pacote de tradução de algum idioma para poder usar mesmo quando não há internet.

  • Tradução pela câmera, tirando uma foto ou simplesmente apontando para o que está escrito. Parece até mágica.

  • E tradução oral, que você fala, o sistema interpreta e traduz o que você disse para o idioma escolhido, podendo assim haver alguma comunicação.

Download Android e iOS





XE Converter


Outra coisa que pode te confundir e gerar dor de cabeça quando se viaja para o exterior é a conversão de moeda. Então não deixe de ter um app que te auxilie com isso. Normalmente eles se atualizam com a cotação do momento via internet te ajudam em países que a conversão não é trivial.

Download Android e iOS





Booking, Hostelworld, Couchsurfing, AirBnb entre outros


É importante você ter o app do site que você fez sua reserva de sua hospedagem. Ali você pode acessar as reservas, com datas e informações importantes, e, caso precise, pode utilizar o app para fazer uma nova reserva.

Booking Android e iOS
Hostelworld Android e iOS
Couchsurfing Android e iOS
AirBnb Android e iOS




TripAdvisor


O TripAdvisor é um site famoso para quem quer viajar. Com ele você terá várias dicas de atrações turísticas, restaurantes, hotéis, etc. Se você não sabe se vale ou não a pena visitar algum lugar, verifique rapidamente os comentários de outros usuários do site/app para tirar suas conclusões.

Download Android e iOS






Google Photos


Se você utiliza seu smartphone para tirar fotos, recomendo esse app. Além de automaticamente criar álbuns e fazer montagens com suas fotos, o app também sincroniza suas fotos automaticamente com a nuvem. Dessa maneira você não correrá o risco de perder suas fotos.

Site e download Android e iOS




TripIt


Você é uma pessoa metódica, adora organizar bem seu itinerário e adoraria juntar todas as informações importantes de sua viagem em um só app que seja fácil e intuitivo? Esse é o app que você está procurando.

Aqui você anota desde as reservas de hotel, passagens, etc, até os horários que você quer visitar alguma atração. E para facilitar, se você deixar ele acessar seu email, o TripIt pegará essas informações automaticamente.

Download Android e iOS










CityMapper


Tendo 39 cidades no sistema (e aumentando), o CityMapper é muito útil se você quer ir de um ponto ao outro na cidade. Além de te mostrar os transportes públicos, como o Google Maps, ele também mostra quanto custa um táxi e outras informações interessantes.

Download Android e iOS









Uber


Possivelmente você já utilize ele no seu dia a dia, mas vale a pena reforçar que ele é super útil e tem em quase toda cidade turística. Também procure algum outro app de táxi na cidade que você está visitando.

Download Android e iOS










Hopper (ou o app de sua companhia de transporte)



O Hopper é muito parecido com o Skyscanner, com a diferença que ele te mostra se vale ou não a pena esperar para comprar a passagem. Ele faz cálculos baseado no histórico e te avisa se você pode economizar comprando em alguma outra data ou não.

Também vale a pena usar o app de sua companhia aérea, ferroviária ou rodoviária. Quando morava na Europa, eu utilizava muito os apps da WizzAir e RyanAir pois com eles eu tinha a passagem no celular e não precisava fazer a impressão.

Download Android e iOS






E muito mais!


Esses são apenas alguns apps. Se você utiliza algum outro, comenta aí e compartilha com a gente.