quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mercados de Natal: Bélgica

Nesse mês de dezembro estou escrevendo sobre Mercados de Natal da Europa, e resolvi terminar essa série com os mercados belgas, especialmente Bruxelas e Bruges.

Eu sei que eles não são tão famosos assim, mas sou apaixonado pela Bélgica e seus deliciosos chocolates, waffles, cervejas e batatas fritas. E o natal lá deixa as cidades com um clima muito gostoso.



Bruxelas

Difícil não me apaixonar por uma cidade que fala francês e tem muitas (MUITAS) cervejas maravilhosas. E durante a época de natal não seria diferente.

Muito semelhante a todas as demais cidades já citadas, a feirinha se espalha pela cidade. Na linda Grand Place você já encontra uma gigante arvore de natal e vários enfeites, mas a feirinha mesmo, geralmente, começa pelos arredores do prédio da Bolsa de Valores de Bruxelas e vai até o Plaisir d'Hiver, onde fica a estação de metro Sint-Katelijne (ou Sainte-Catherine, em francês) das linhas de metrô 1 e 5, passando pela belíssima Igreja de Santa Catarina.

Grand Place


No Plaisir d'Hiver é onde se localiza o principal do Mercado de Natal, com roda gigante, carrossel, artesanatos e muita comida gostosa.


E as cervejas? A bebida mais comum por toda a Europa, nas feirinhas de natal, é o famoso vinho quente, mas a Bélgica é famosa pelas suas cervejas, então você pode se sentar em uma das várias barracas que servem as famosas trapistas e blonde belgian ale.

Prédio da Bolsa de Valores


E para comer? Além de várias comidas já citadas nos outros textos sobre os mercados de natal, aqui você encontrará muitos queijos, em especial as racletes, um típico prato suíço que consiste em queijo derretido cobrindo batatas assadas. Muito delicioso e calórico, para enfrentar o frio europeu de dezembro.



Mas é só pra comer e beber? Isso já é bom o suficiente, mas não é só isso. Há várias atrações, especialmente para crianças, como carrossel, roda gigante e patinação no gelo, e alguns espetáculos, como o show de projeção na Igreja de Santa Catarina, que acontece de hora em hora, e torna ela viva. Muito bonito.



O mercado de natal do Plaisir d'Hiver fica aberto, em 2017, de 24 de novembro a 31 de dezembro, e funciona diariamente das 12:00 às 22:00.


Um pouco sobre as comidas: https://www.youtube.com/watch?v=63GnXHBpx_Q

O show de projeção na Igreja de Santa Catarina: https://www.youtube.com/watch?v=riFro6M_mjU


Bruges

Já falei de Bruges aqui no blog e ela se torna mais encantadora ainda durante o natal. O charme medieval é realçado durante as festividades natalinas.

Restaurante em Bruges


O mercado de espalha desde a praça ao redor da estátua de Simon Stevin, em frente a loja de chocolate, The Chocolate Line, até a praça em frente a prefeitura, passando pela Grote Markt.

Muito semelhante aos demais mercados de natal, o diferencial aqui são os waffles super elaborados com chantili e chocolate derretido e o próprio chocolate belga, muitas vezes servindo de cobertura para frutas.

Você também pode aproveitar e fazer um passeio pelos charmosos canais da cidade ou um passeio de carruagem pelas estreitas ruas medievais.

Carruagem em Bruges


No Grote Markt você também encontra uma pista de patinação, além das barraquinhas.

Nesse natal ela ficará aberta de 24 de novembro de 2017 até 2 de janeiro de 2018.

Mais informações em:

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Mercado de Natal: Viena

Continuando com os mercados de natal neste mês de dezembro, hoje falaremos de um muito importante, e considerado um dos mais bonitos: Viena.

Viena é uma cidade linda, que já tem um texto aqui no blog, com atrações e dicas, e na época de natal, além de ser muito gelada, ela fica muito linda e enfeitada.



Mercado de Natal em frente ao Rathaus


Como em outras cidades, as feirinhas se espalham pela cidade. Você encontrará bancas de madeira em frente ao Schonbrunn, na Maria-Theresien-Platz e em frente ao Rathaus, sendo esse último o mais importante da cidade.

Para chegar no Schonbrunn, a maneira mais fácil é descer na estação Schonbrunn da linha de metrô U4 (maneira mais rápida vinda do centro), ou nas paradas próximas dos ônibus N60 e 10A.


Em frente ao Schonbrunn


A Maria-Theresien-Platz fica entre os museus de história da arte e de história natural de Viena. Está perto das estações Volkstheater e Museumsquartier da linha de metrô U2 e de paradas de vários bondes elétricos como as linhas 1, 2, 46, 49 e 71. Porém você pode ir caminhando desde várias atrações na região central da cidade.



Na Maria-Theresien-Platz


O Rathaus fica em uma distância caminhável desde a Maria-Theresien-Platz, e ao lado da estação de metrô da linha U2, Rathaus.



Rathaus


Como em outros lugares da Europa, você encontrará artesanato feito em madeira, palha, pinha e outras matérias encontradas na natureza, que na minha opinião, foram os artesanatos de natal mais lindos que eu vi na Europa.




Para comer você encontrará muitas opções, desde os famosos biscoitos de gengibre e pães de mel, até crepes de Nutella e as deliciosas nozes cobertas de chocolate, caramelo e outras delícias. Fome você não vai passar.
E para acompanhar isso, e te aquecer, você pode beber os já tão bem falados vinhos quentes e chocolate quente.




Enfeites pela cidade
E os horários de funcionamento? Como o mercado se divide em vários lugares, cada um deles tem seus dias de início e término, assim como diferentes horários.


Esse ano, a feira em frente ao Rathaus, que é a mais importante da cidade, ficará aberta dos dias 17 de novembro, até 30 de dezembro. Ela normalmente termina pelo dia 25 e 26 de dezembro todos os anos. E seu funcionamento é geralmente entre 10:00 e 21:30.


As demais feiras espalhadas pela cidade ficam abertas até mais ou menos os mesmos dias, podendo variar de ano para ano. Por exemplo, esse ano, 2017, a maioria estarão fechadas a partir do dia 26 de dezembro, entretanto, em 2015, várias ainda estavam abertas na véspera de ano novo.




Para mais informações, acesse os sites abaixo:





Enfeites pela cidade


Mas, e como chegar em Viena?

Por lá passam várias linhas de trens que percorrem a Europa, e várias linhas rodoviárias.

A ÖBB é a principal companhia ferroviária da Austria (http://www.oebb.at/en/) e você pode encontrar trens para vários destinos da Europa.


Estação ferroviária central de Viena

Com a Flixbus, Eurolines, Student Agency, entre outras companhias, você poderá viajar usando ônibus, podendo ser a forma mais barata.

Já o aeroporto internacional da cidade não recebe voos diretos do Brasil.



quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mercados de Natal: Leste Europeu

Nesse mês de dezembro falarei sobre os principais (e os que eu mais gostei de visitar) mercados de natal da Europa.

Após falar sobre o, considerado, mais antigo e tradicional da Europa, em Nuremberg, hoje falarei sobre o Leste Europeu, mais especificamente Budapeste e Praga.





Budapeste


Muito bela, Budapeste já é uma cidade ótima para se visitar (e viver), mas durante a época de natal ela acaba tendo um charme a mais.
Conhecido como Budapest Christmas Fair and Winter Festival, é um evento que junta comidas típicas (e gordurosas), vinho quente, apresentações culturais, espaço para crianças e, se der sorte, muito frio e neve.



O natal húngaro, assim como eu todo o leste da cortina de ferro, durante metade do século XX, sofreu muito com o regime comunista. O regime era autoritário e suprimia as religiões, fazendo com que somente as principais datas, como o natal, sobrevivessem.
As comemorações era para basicamente celebrações como Fir Tree (Fenyounnep) e para o Winter Father (um Papai Noel sem a influência cristã).

Mais informações em http://budapestchristmas.com/christmas-in-communism


Onde fica?


A feira se localiza na Vörösmarty tér, ao redor de uma área verde. Entretanto ela se espalha em direção a Deak Ferenc Tér e da para encontrar a feira em frente a Basílica. É uma área grande, porém bem possível de caminhar tranquilamente.



Para chegar lá, você pode utilizar o metrô linha 1 (amarelo) e descer a estação Vörösmarty tér, ou descer na estação Deak Ferenc Tér, na linha 3 (azul) do metrô.
O Google Maps poderá te ajudar bastante para se locomover pela cidade.


O que podemos encontrar?


Na Vörösmarty tér, um tablado é construído, mais alto que o nível do chão, rodeando as árvores dessa área verde, e tudo se concentra ao entorno disso. No tablado há cadeiras e mesas, ao ar livre, e as bancas nessa área mais elevada vendem comidas e bebidas típicas.

Ao redor, no chão, você encontra muitos artesanatos, como ferreiros fazendo ornamentos de metal na frente dos turistas, e outros quitutes natalinos típicos.
Há também um espaço para crianças aprenderem a fazer brinquedos de madeira e comidas típicas, e um espaço para eventos culturais, como músicas e teatro.

Ferreiros

A Vörösmarty tér e a Deak Ferenc tér são duas praças ligadas por uma rua de pedestres com várias lojas de marcas grandes, que durante esse período, fica cheia de luzes e enfeites de natal.
Você encontrará muitos souvenirs e roupas quentes.




E para comer e beber?


Esse é o forte da feira de Budapeste. Há muito o que se comer, e as comidas estão todas a vista chamando sua atenção.

Você encontra desde joelho de porco com batata e repolho, até langos, um prato húngaro que consiste em uma massa frita, coberta de um molho especial com queijo e outros condimentos, comos e fosse uma pizza frita (muitos chamam de pastel húngaro).
Há também goulash dentro de uma cumbuca de pão, salsichas de todos os tipos (até de cavalo), hot dogs, entre outras coisas.

Comida!


Já quando o assunto são doces, Budapeste não deixa a desejar.
Você encontrará muitos biscoitos de gengibre e pães de mel, assim como rocamboles recheados de amendoim, e o melhor chocolate quente que já tomei na minha vida.



Mas o carro chefe é o Kürtőskalács, um pão oco, enrolado e salpicado de açucar, canela, chocolate ou outro sabor que você desejar. Normalmente é feito na hora e sai quentinho. No verão, há quem coloque sorvete no seu interior oco.

Kürtőskalács


Para beber você encontrar algumas bebidas alcoólicas, mas a mais consumida é o vinho quente com canela.



Entretanto, se você ainda está com frio, você pode beber os licores ou a famosa pálinka, um destilado típico húngaro, muitas vezes feito artesanalmente, gostoso e que realmente esquenta.


Como chegar?


Budapeste é a capital e maior cidade da Hungria, além de ser uma das maiores conectoras de linhas rodoviárias e ferroviárias do leste europeu.

De trem, a companhia operante na Hungria é a MÁV-csoport (https://www.mavcsoport.hu/en).

Keleti -  a principal estação ferroviária de Budapeste

De ônibus, você pode usar a flixbux, eurolines, entre outras companhias. Isso vai depender de onde você está partindo. A dica é utilizar o goeuro.com ou o rome2rio.com.

De avião, muitas vezes, é a opção mais barata, pois há muitos voos low cost que tem a cidade com destino, como por exemplo WizzAir e RyanAir. O Aeroporto Internacional Liszt Ferenc não recebe voos diretos do Brasil.

Funcionamento


Esse ano a feira funciona do dia 10 de novembro até 31 de dezembro, com funcionamento das 10:00 às 21:00, até o natal, e das 10:00 às 18:00, entre o natal e o ano novo.

Mais informações nos links abaixo:
https://www.theguardian.com/travel/2016/nov/27/budapest-hungary-christmas-markets-cakes-cocktails-hot-springs
https://www.budapestbylocals.com/event/budapest-christmas-fair/



Praga


Praga também é uma bela cidade do leste europeu que encanta a todos com seu charme medieval. Já escrevi um texto sobre a cidade e você pode ler clicando aqui.



A feira se localiza na praça principal da cidade velha, ao lado do Orloj, o relógio astronômico medieval, porém também há feiras de Natal nas praças Havelské, Venceslau e da República.

Lá você pode ver a grande árvore de natal e se deliciar com a medovina, vinho quente com mel, e carpas (o peixe é tradicionalmente servido na ceia do dia 24 no país).
Se delicie. também, com o sanduíche de klobasa, uma salsicha polonesa, e com o trdelnik, super popular na Chéquia, e muito similar húngaro Kürtőskalács.

Trdelnik com sorvete

Há também vários concertos natalinos nas igrejas da cidade. Belas apresentações com um preço bem em conta. Mesmo o ingresso mais barato para uma apresentação na menor igreja vai ser lindo de ser ver e ouvir.

Uma dica é não se concentrar nas roupas de frio, com qualidade duvidosa, e sim nas bijuterias de cristal e no artesanato tradicional de palha de milho.

Vista de cima do Orloj


Esse ano o mercado fica funcona dos dias 24 de novembro até 6 de janeiro, funcionando, geralmente, entre 9:00 e 21:00. (https://www.pragueexperience.com/events/christmas-opening-times.asp)


Mais informações:
https://www.pragueexperience.com/events/christmas-markets.asp

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Mercados de Natal: Nuremberg

Durante essa época do ano a Europa fica tomada de feiras ou mercados de natal. Esses lugares são como a Disney para quem gosta dessa data festiva, com várias atrações, enfeites e muita comida gostosa.


Você pode encontrar essas feirinhas em: Viena, na Áustria; Nuremberg e Berlim, na Alemanha; Budapeste, na Hungria; Bruxelas, na Bélgica; entre outras cidades.
Entretanto, hoje falarei sobre uma das principais e mais antigas feiras de natal da Europa: o Christkindlesmarkt, de Nuremberg.






É um dos mais velhos mercados de natal da Alemanha e da Europa, com dados remetendo ao ano de 1628. Entre idas e voltas, foi na década de 30 que ele foi restaurado e restabelecido como um grande e importante mercado de natal, sendo posicionado na praça principal da cidade.
Durante os festejos, uma atriz recita um poema vestida de Christkind, o anjo da anunciação. Esse costume vem desde a década de 30 e a atriz é escolhida a cada 2 anos.




Onde fica?



O mercado de natal se concentra em frente a igreja Church of Our Lady, ou em alemão, Frauenkirche Nürnberg, na praça principal da cidade. Porém a feira se espalha pelas ruas laterais, chegando até a Igreja de Saint Lorenz.



A feira na frente da Frauenkirche Nürnberg




O que podemos encontrar?



Muito artesanato e comidas típica!

Nada de importados ou produtos chineses, a tradição aqui é importante. Tanto é que os principais expositores de madeira são originais de 1890. E o material é realmente encantador. Muitas esculturas de madeira e produtos típicos bávaros e natalícios.


Artesanatos




Para as crianças, há o Kinderweihnacht, logo ao lado da praça principal. Com mais decorações lindas e brinquedos, como carrossel, e oficinas de culinária, é um espaço muito bom para levar os pequenos (ver mais em: http://www.christkindlesmarkt.de/fuer-kinder/kinderweihnacht).


Carrosel na Kinderweihnacht



E para comer e beber?



A Alemanha é conhecida pelos seus Würsts, ou salsichas/linguiças. Cada região do país tem seu würst típico, e lá você encontrará a Bratwurst. Muito gostosa e você come geralmente com pão e condimentos, como mostarda e ketchup.
O popular weggla é um sanduíche com 3 dessas salsichas populares da região, misturado com mostarda escura. Muito delicioso.

Weggla 

O Gingerbread também é uma boa pedida. O pão com gengibre, que parece um biscoito, é um doce típico do natal alemão, e europeu. O detalhe aqui é a adição do marzipã no lebkuchens.
Você não encontrará doces similares aos brasileiros por lá, nossos doces bem doces. É comum os doces europeus serem não tão doces. Mas se mesmo assim você ainda quer algo bem doce, poderá encontrar crepe de Nutella.





As nozes também são ótimas. Comum de se encontrar nozes cobertas de chocolate, caramelo, entre outras coisas. Ainda quentinhas, elas são deliciosas nos dias frios alemães.

Caneca e vinho quente
E sobre dias frios e bebidas, você encontrará os vinhos quentes. Parecido com o quentão do sul do Brasil, o vinho quente não é forte, mas é delicioso, além de te esquentar. Você pode comprar com a caneca típica da festa, o que acaba gerando um belo souvenir.
Há também a versão sem álcool, e da pra encontrar versões com blueberries.




Se ainda quer ver mais comidas e bebidas da festa, só acessar o site http://www.christkindlesmarkt.de/en/your-visit/food-drinks.





Como chegar?



Nuremberg fica no centro-sul da Alemanha.
Feira ao cair da tarde
Seu aeroporto internacional recebe voos de várias cidades européias, mas se você está indo do Brasil para lá, o recomendado seja chegar por Berlim, Frankfurt ou Munique.


De Berlim, Nuremberg fica em torno de 440km. Você pode ir de carro, ônibus ou de trem.
De Frankfurt a distância é 225km. A viagem sai bem mais em conta, podendo até fazer um bate volta no mesmo dia, mesmo eu não recomendando.
Munique fica ainda mais perto, 170km.


Mais informações de tempo e valor de passagens em goeuro.com e rome2rio.com.



Funcionamento




O mercado de natal de Nuremberg fica aberto do dia 1 até o dia 24 de dezembro. Então planeje direitinho a data para sua visita.

Os horários de funcionamento ficam das 10:00 às 21:00, exceto no dia 24, que vai até as 14:00.




Mais informações sobre a festa e a cidade, acesse http://www.christkindlesmarkt.de/en/










Mais feiras de natal na Alemanha!



Na Alemanha você encontra diversas grandes feiras de natal, entre elas, as mais famosas são as das cidades:
Berlin, Munique, Dresden, Stuttgart, Colônia, Rothenburg ob Der Tauber e Esslingen.
Sendo os destaques maiores, na minha opinião, para os de:

Berlim, pois é um dos maiores e mais acessíveis, por estar na capital;

Berlim

Munique, por ser uma cidade linda e cheia de história, que ainda ei de visitar mais vezes;

Munique, em frente ao Rathaus


Rothenburg, pois o ar medieval da cidade murada é um tempero a mais no clima natalino.

Rothenburg


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Relatos de Bruges

Dia 03 de dezembro de 2016, domingo, fui para Amsterdam, de Bruxelas.
Conheci a linda e histórica Bruges, aproveitei um lindo dia ensolarado e frio, experimentei uma ótima cervejaria belga e visitei uma bela feira de natal.




Vista de Bruges de dentro da cervejaria De Halve Maan




A viagem



Bruges fica aproximadamente 1 hora de trem da capital belga. A maneira mais utilizada pelos turistas é pegar um trem em Bruxelas, nas estações gare du nord ou gare du midi. A Belgian Rail faz esse trajeto (http://www.belgianrail.be/en/), e o valor fica em torno de 15 euros, com trens saindo com uma grande frequência. Não há necessidade de comprar com antecedência.


Outra maneira de viajar para Bruges é utilizando o Blablacar. Esse é um sistema de caronas bastante utilizado na Europa, mas que ainda não tem grande força no Brasil.
Não encontrei em sites confiáveis passagens de ônibus, mas vale conferir diretamente nas cidades.








Bruges: a cidade medieval



A estação ferroviária em Bruges fica bem perto do centro histórico, então não há necessidade de utilizar o transporte público. Você pode conhecer a cidade só caminhando. E essa é a melhor forma.





A primeira impressão da cidade foi a melhor. Mesmo não tendo chegado tão cedo, em torno de 10:00, a cidade ainda não estava cheia de turistas. Mas mesmo assim pude ver uma boa quantidade de turistas descendo do trem junto comigo.









Logo nos primeiros passos na cidade já pude perceber os canais que contornam a cidade antiga. Bruges, que significa “ponte” em flamengo, é uma cidade construída nas águas do século XII e suas antigas muralhas datam de 1400. Isso só comprova tudo que eu vi na minha primeira impressão da cidade.





E cada ruela que eu entrava, ou beco que eu me perdia, a cidade foi tirando meu fôlego. Depois de quase uma hora caminhando pela cidade, me deparei com a grande e belíssima Igreja de Nossa Senhora, ou Onze Lieve Vrouw Brugge no idioma local. Uma bela construção que mal cabe em uma foto.







Igreja de Nossa Senhora de Bruges
Subindo a Mariastraat chegamos a uma praça onde está localizada a estátua de Simon Stevin, mas ela não era tão importante assim, pois nessa praça estava parte da Feira de Natal de Bruges, uma das famosas feiras de Natal da Europa.








Gastronomia belga


Carruagem e a Feira de Natal
Como uma boa feira de Natal, lá não faltou boa comida e vinho quente, mas com um diferencial: passeio de carruagem. Sim! Você pode fazer um passeio ao estilo clássico, pela cidade medieval de Bruges. E não só durante o período natalício.
E pra melhorar, em frente a essa feirinha, você encontra a fábrica de chocolate The Chocolate Line. Lá você pode ver as pessoas com a mão na massa durante o processo de fabricação dessa maravilha e pode se acabar comendo um ótimo chocolate belga.



Outra delícia belga são as cervejas, e em Bruges você pode encontrar a cervejaria De Halve Maan, que produz a cerveja Brugse Zot. O tour pela cervejaria dura 45 minutos e custa 9 euros, com direito a uma degustação ao final. Mas se você quer só se deliciar com a gastronomia belga, você pode ficar no restaurante da própria cervejaria, onde poderá comer um ensopado de cerveja delicioso.
Cuidado com os horários, durante o inverno os lugares turísticos tendem a fechar relativamente cedo. Verifique no site mais informações https://www.halvemaan.be/en/home.





E quando o assunto é cerveja, não deixe de visitar o 2be. Um famoso pub de Bruges que serve as melhores cervejas belgas. A área externa fica coladinho em dos canais da cidade, onde você ver os barcos com turistas percorrendo a cidade. E na entrada do pub você vai se deparar com um muro cheio garrafas de cervejas, o conhecido Beer Wall. Mais informações sobre o bar no site http://www.2-be.biz/en/home/.


Almoço no Gruuthuse Hof
Após ter caminhado bastante pela cidade e bebido algumas cervejas, a fome já estava chegando. Foi então que almocei no Gruuthuse Hof (http://www.gruuthusehof.be/nl/), em frente a Igreja de Nossa Senhora que mencionei anteriormente. Um pequeno restaurante, porém muito delicioso. Com comidas típicas e carnes de caça. Recomendo.







E ainda no tópico “gastronomia belga”, vale citar os famosos waffles. Um dos melhores waffles que comi na bélgica foi em Bruges, em uma barraquinha em frente a prefeitura da cidade, bem perto da Grote Markt.









Mais Bruges!



Não foi só de comida e cerveja minha visita por Bruges.




Construções em frente a Groote Markt
A Grote Markt é local que você deve visitar, principalmente em época de natalícia. Lá estava uma grande Feira de Natal, mas que funciona um mercado a céu aberto durante o resto do ano.
A praça é  restrita para pedestres (e carruagens) e é rodeada de belos prédios com uma arquitetura única. Construções feitas de tijolos, pois é abundante no solo da região de Flandres.
Logo ali perto está o Belfort, um campanário de 83 metros com uma bela vista da cidade.
Ali perto também está o Historium Bruges. Um museu que remonta a Bruges medieval.


Praça em frente a prefeitura

Outro charme da cidade belga já citado são os canais. Conhecida por muitos como a Veneza do norte, a cidade preserva a arquitetura medieval em plena harmonia com as calmas águas dos canais que contornam e permeiam a cidade. Você pode fazer um passeio de barco, caso queira, mas, ao meu ver, não é necessário. As pontes que cruzam as águas são belíssimas e delas você tem vistas de tirar o fôlego.




Ponte Bonifacius


Resumo da viagem



Foi uma viagem sem estresse. Bruges é linda, o dia estava lindo, tudo foi maravilhoso. Caminhe bastante, tire fotos, coma e beba bem. Talvez o único ponto negativo da viagem foi a volta de trem, quando 2 caras, meio bêbados, resolveram ficar conversando e puxando papo durante a 1 hora de viagem, ou seja, praticamente nenhum ponto negativo.
Aproveite cada rua, cada beco e cada praça da cidade.
Coma batata frita, apesar de eu não ter comido em Bruges.








Dicas



Na Bélgica a moeda é o Euro, e lá se fala 3 idiomas: Francês (na divisa com a França e em Bruxelas), Flamengo (no norte do país) e Alemão (na divisa com a Alemanha). Como Bruges fica no norte (região de Flandres), o idioma é o Flamengo. Entretanto, você se sairá super bem com o inglês.


Se for no inverno, tome cuidado com os horários das atrações. Assim como no resto da Europa, lá as coisas tendem a fechar cedo quando está em baixa temporada.

Links
https://youtu.be/juGUdFUxnY0?t=11m30s
https://youtu.be/xaeyH7fVDjU?t=4m22s