quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mercados de Natal: Leste Europeu

Nesse mês de dezembro falarei sobre os principais (e os que eu mais gostei de visitar) mercados de natal da Europa.

Após falar sobre o, considerado, mais antigo e tradicional da Europa, em Nuremberg, hoje falarei sobre o Leste Europeu, mais especificamente Budapeste e Praga.





Budapeste


Muito bela, Budapeste já é uma cidade ótima para se visitar (e viver), mas durante a época de natal ela acaba tendo um charme a mais.
Conhecido como Budapest Christmas Fair and Winter Festival, é um evento que junta comidas típicas (e gordurosas), vinho quente, apresentações culturais, espaço para crianças e, se der sorte, muito frio e neve.



O natal húngaro, assim como eu todo o leste da cortina de ferro, durante metade do século XX, sofreu muito com o regime comunista. O regime era autoritário e suprimia as religiões, fazendo com que somente as principais datas, como o natal, sobrevivessem.
As comemorações era para basicamente celebrações como Fir Tree (Fenyounnep) e para o Winter Father (um Papai Noel sem a influência cristã).

Mais informações em http://budapestchristmas.com/christmas-in-communism


Onde fica?


A feira se localiza na Vörösmarty tér, ao redor de uma área verde. Entretanto ela se espalha em direção a Deak Ferenc Tér e da para encontrar a feira em frente a Basílica. É uma área grande, porém bem possível de caminhar tranquilamente.



Para chegar lá, você pode utilizar o metrô linha 1 (amarelo) e descer a estação Vörösmarty tér, ou descer na estação Deak Ferenc Tér, na linha 3 (azul) do metrô.
O Google Maps poderá te ajudar bastante para se locomover pela cidade.


O que podemos encontrar?


Na Vörösmarty tér, um tablado é construído, mais alto que o nível do chão, rodeando as árvores dessa área verde, e tudo se concentra ao entorno disso. No tablado há cadeiras e mesas, ao ar livre, e as bancas nessa área mais elevada vendem comidas e bebidas típicas.

Ao redor, no chão, você encontra muitos artesanatos, como ferreiros fazendo ornamentos de metal na frente dos turistas, e outros quitutes natalinos típicos.
Há também um espaço para crianças aprenderem a fazer brinquedos de madeira e comidas típicas, e um espaço para eventos culturais, como músicas e teatro.

Ferreiros

A Vörösmarty tér e a Deak Ferenc tér são duas praças ligadas por uma rua de pedestres com várias lojas de marcas grandes, que durante esse período, fica cheia de luzes e enfeites de natal.
Você encontrará muitos souvenirs e roupas quentes.




E para comer e beber?


Esse é o forte da feira de Budapeste. Há muito o que se comer, e as comidas estão todas a vista chamando sua atenção.

Você encontra desde joelho de porco com batata e repolho, até langos, um prato húngaro que consiste em uma massa frita, coberta de um molho especial com queijo e outros condimentos, comos e fosse uma pizza frita (muitos chamam de pastel húngaro).
Há também goulash dentro de uma cumbuca de pão, salsichas de todos os tipos (até de cavalo), hot dogs, entre outras coisas.

Comida!


Já quando o assunto são doces, Budapeste não deixa a desejar.
Você encontrará muitos biscoitos de gengibre e pães de mel, assim como rocamboles recheados de amendoim, e o melhor chocolate quente que já tomei na minha vida.



Mas o carro chefe é o Kürtőskalács, um pão oco, enrolado e salpicado de açucar, canela, chocolate ou outro sabor que você desejar. Normalmente é feito na hora e sai quentinho. No verão, há quem coloque sorvete no seu interior oco.

Kürtőskalács


Para beber você encontrar algumas bebidas alcoólicas, mas a mais consumida é o vinho quente com canela.



Entretanto, se você ainda está com frio, você pode beber os licores ou a famosa pálinka, um destilado típico húngaro, muitas vezes feito artesanalmente, gostoso e que realmente esquenta.


Como chegar?


Budapeste é a capital e maior cidade da Hungria, além de ser uma das maiores conectoras de linhas rodoviárias e ferroviárias do leste europeu.

De trem, a companhia operante na Hungria é a MÁV-csoport (https://www.mavcsoport.hu/en).

Keleti -  a principal estação ferroviária de Budapeste

De ônibus, você pode usar a flixbux, eurolines, entre outras companhias. Isso vai depender de onde você está partindo. A dica é utilizar o goeuro.com ou o rome2rio.com.

De avião, muitas vezes, é a opção mais barata, pois há muitos voos low cost que tem a cidade com destino, como por exemplo WizzAir e RyanAir. O Aeroporto Internacional Liszt Ferenc não recebe voos diretos do Brasil.

Funcionamento


Esse ano a feira funciona do dia 10 de novembro até 31 de dezembro, com funcionamento das 10:00 às 21:00, até o natal, e das 10:00 às 18:00, entre o natal e o ano novo.

Mais informações nos links abaixo:
https://www.theguardian.com/travel/2016/nov/27/budapest-hungary-christmas-markets-cakes-cocktails-hot-springs
https://www.budapestbylocals.com/event/budapest-christmas-fair/



Praga


Praga também é uma bela cidade do leste europeu que encanta a todos com seu charme medieval. Já escrevi um texto sobre a cidade e você pode ler clicando aqui.



A feira se localiza na praça principal da cidade velha, ao lado do Orloj, o relógio astronômico medieval, porém também há feiras de Natal nas praças Havelské, Venceslau e da República.

Lá você pode ver a grande árvore de natal e se deliciar com a medovina, vinho quente com mel, e carpas (o peixe é tradicionalmente servido na ceia do dia 24 no país).
Se delicie. também, com o sanduíche de klobasa, uma salsicha polonesa, e com o trdelnik, super popular na Chéquia, e muito similar húngaro Kürtőskalács.

Trdelnik com sorvete

Há também vários concertos natalinos nas igrejas da cidade. Belas apresentações com um preço bem em conta. Mesmo o ingresso mais barato para uma apresentação na menor igreja vai ser lindo de ser ver e ouvir.

Uma dica é não se concentrar nas roupas de frio, com qualidade duvidosa, e sim nas bijuterias de cristal e no artesanato tradicional de palha de milho.

Vista de cima do Orloj


Esse ano o mercado fica funcona dos dias 24 de novembro até 6 de janeiro, funcionando, geralmente, entre 9:00 e 21:00. (https://www.pragueexperience.com/events/christmas-opening-times.asp)


Mais informações:
https://www.pragueexperience.com/events/christmas-markets.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário