Dia 23 de outubro de 2015, uma sexta feira, fui para Praga, de Budapeste.
O trem saiu de Keleti, estação de trem em Budapeste, às 5:25 e demorou em torno de 7 horas de viagem até Praga. Era a minha primeira viagem de trem pela Europa, e acabei pegando primeira classe, pois não tinha mais passagem de segunda classe (acho que por causa do feriado húngaro que era na sexta).
Quando tu compra assento marcado, na sua passagem diz o número do vagão e o número do seu assento. Basicamente tem dois tipos de vagão: um que é dividido em cabines de 6 lugares, e outro que só tem os bancos (como fosse um ônibus). A primeira classe tem bancos mais espaçosos, uma garrafa de água mineral e um exemplar de jornal (como se eu conseguisse entender húngaro ou Checo). Apesar da diferença de valor não ser tão grande, as vantagens da primeira classe não são nada demais.
Cheguei em Praga em torno de 13:00, e apesar de a primeira pessoa que conversei lá foi a moça que eu comprei um cafézinho e que foi super simpática comigo, a primeira impressão que eu tive do povo Checo é que eles são bem mal educados. Normalmente tento aprender frases simples do idioma local pra quando eu viajo, porém não fiz isso com o Checo (e nem com o eslovaco, posteriormente).
Quando cheguei, após comprar um café, fui comprar um SIM card para meu celular,
pois gosto de ter internet móvel. Ao perguntar para o atendente de uma lojinha se ele falava inglês, prontamente me respondeu que não. Insisti, pegando meu celular, apontando pra ele e dizendo “Internet”. E como se por milagre, ele começou a me atender em inglês, me vendendo o chip. Apesar de achar aquilo estranho, relevei.
![]() |
Foto em frente à estação Staroměstská |
Praga é uma cidade pequena, com uma boa rede de metrô. Nao utilizei outro transporte público além desse. Comprei ticket pra 48 horas para utilizar o transporte público.
Primeira coisa que eu fiz foi ir para o centro histórico. Peguei o metrô vermelho na estação de trem (estação nome Hlavní nádraží), troquei pro metro verde na estação Muzeum e desci na estação Staroměstská, perto do rio e o Antigo Cemitério Judeu.
A partir dali foi fácil chegar em vários pontos importantes no centro histórico de Praga, mas antes passei no KFC para almoçar.
Fui até a Old Town Square onde pude ver várias bancas com Souvenirs e comidas típicas. Acabei experimentando uma batata frita em espiral no palito. É normal, mas difícil de comer. Aproveitei também e peguei um copo de cerveja. Cuidado ao querer comer ou beber algo ali, pois é caríssimo, mas vale a pena experimentar.
![]() |
Batata frita em espiral |
A praça é linda, e dali podemos ver a Church of Our Lady before Týn e o Prague Astronomical Clock. Caminhei por algumas ruas laterais que pareciam de uma cidade medieval. Tirei algumas fotos e me encaminhei ao Castelo de Praga.
Voltei até a estação de metrô que havia descido (Staroměstská) e fui em direção à estação Malostranská. Descendo lá, caminhei e subi até a parte de trás do castelo. O Castelo de Praga é o maior castelo do mundo (segundo o Guinness e a Wikipedia). Com 66.761m², o Castelo de Praga é lindo, com uma bela vista da cidade, do rio e de suas pontes. Lá em cima pude experimentar o Hot Wine (vinho quente) que logo percebi que é o mesmo quentão que tomamos no sul do Brasil. Caminhei por lá, tirei várias fotos. Há tours internos e museus, mas optei por nao fazê-los.
![]() |
Uma das vistas do Castelo de Praga |
Normalmente o Castelo de Praga é confundido com a Catedral de São Vito, uma grande catedral no estilo gótico, cuja construção foi iniciada em 1344. Mas não se engane, o castelo é um complexo de construções de 72 mil m².
![]() |
Frente da Catedral de São Vito |
Após visitar o castelo, fui em direção da Ponte Carlos, a ponte mais famosa de Praga que passa pelo rio Moldava. Desci do castelo pelo outro lado, passando por ruas ainda mais medievais. Uma verdadeira viagem no tempo. No caminho decidi tomar outra cerveja, a famosa Pilsner Urquell (mas falarei dela mais à frente), em um pub chamado Bar Legend 13. Nada de especial, só um pub ao estilo europeu.
![]() |
Casal de velhinhos - Super romântico |
Chegando na Ponte Karlův fiquei deslumbrado. Ela tem uma vista linda, e tive a sorte de chegar lá ao fim da tarde. A Ponte Carlos é a ponte mais velha de Praga e a segunda mais velha da República Checa, com o início de sua construção datada no ano de 1357, à pedido do rei Carlos IV. Ela possui duas torres em um de seus lado e uma no outro. E realmente é um lugar belíssimo que você pode ficar um bom tempo ali.
Após essa bela caminhada, fui em direção ao hostel (que era bem perto da ponte). Acabei comprando alguns souvenir no caminho. É realmente impressionante a quantidade de coisas relacionadas a maconha em Praga. É chocolate, cookies, cerveja, vodka e (pasmem) camisinha!
Sobre o hostel: Fiquei no Hostel & Pension Downtown. Boa localização, pessoal gentil, um hostel bem honesto. Recomendo.
Após me instalar no hostel, tomar meu banho, era a hora da janta. Resolvi comer em um restaurante local. Acabei jantando no Klášterní pivovar Strahov, ao lado do monastério de Praga. Ótima cerveja e comida. Pode-se pegar o Tram que passa na frente do hostel e descer pertinho do monastério. Recomendo.
Acabei dormindo cedo por viajar para Pilsen no dia seguinte.
PILSEN
No sábado peguei um ônibus em direção à Pilsen. Peguei da empresa FlixBus que saiu às 8:00. A estação de onibus é a ÚAN Florenc bus station e você chega lá usando o metro vermelho descendo na estação Florenc. Demorei um pouco pra me localizar após descer, pois acabei saindo pelo lado errado da rua. Mas nada mais de 15 minutos. Dica: Sempre chegue bem antes caso der algo errado.
Após 1 hora e meia de viagem cheguei em Pilsen. Estava -1C e as pessoas estavam tomando cerveja. Já sabia que estava indo ao lugar certo. Fui lá visitar o museu da cerveja e a cervejaria Pilsner Urquell.
![]() |
Feirinha tradicional |
Cheguei e fui caminhando em direção à Catedral de São Bartolomeu. Para minha sorte estava acontecendo uma feirinha ao redor da catedral. Pude experimentar uma espécia de vinho semi fermentado e uma torta de maçã com chocolate.
![]() |
Torta de chocolate e maçã da feirinha |
![]() |
Interior da construção onde se encontram os museus |
Após fui ao museu da cerveja.Tentei comprar pelo site os ingressos, mas não consegui. Porém na hora foi bem simples e sem problemas. Fiz o museu e após fiz um tour guiado pelo Pilsen Historical Underground, que é uma cadeia de túneis medievais que passam por debaixo da parte histórica de Pilsen. Há o tour em inglês é uma experiência super interessante.
Almocei em um restaurante típico, com boa cerveja e carne de porco.
Almoçado, fui para a cervejaria onde o tour em inglês começava em torno de 15:00. No caminho pude ver vários lugares bonitos e até um estádio de futebol bem moderno até.
![]() |
Pilsen no outono |
![]() |
Interior da fábrica |
![]() |
Entrada principal para o tour |
A cerveja Pilsner Urquell é considerada a primeira Pilsener do mundo. Tanto que o nome desse estilo de cerveja vem do nome da cidade Pilsen. A história da cidade se mistura bastante com a cerveja. Hoje a cervejaria é bem grande e o tour é bem instrutivo. Ali é o único lugar do mundo onde você tem a chance de tomar a Pilsner Urquell não filtrada. Recomendo o tour.
![]() |
Parte moderna da fábrica |
![]() |
Barris de cerveja em produção |
![]() |
Pilsner Urquell não filtrada |
Tive a sorte de encontrar dois brasileiros, que acabaram por mudar o resto da minha viagem. Acabamos almoçando novamente e foi onde tive a certeza que o povo Checo, de maneira geral é mal educado, pois ao pedirmos a conta e perguntarmos o quanto seria pra cada um, o normal seria ou ele saber ou ele nao saber e calcular para nós, pois nao sabíamos mais os preços do que consumimos. Porém o garçom foi estúpido e ficava falando de maneira irônica que ele não consumiu nada e nao sabia o preço, e depois de tanto insistirmos e pegarmos os cardápios para ver e até calculou muito de mal gosto o valor de cada um.
A rodoviária de Pilsen é bem estranha, e se tu quer comprar as passagens diretamente lá, cuidado com os horários de funcionamento e compre em um quiosque que tem no meio das paradas dos ônibus.
DE VOLTA A PRAGA
Cheguei pela noite em Praga e eu e meus novos amigos fomos Karlovy lázně, uma famosa festa de Praga, perto da Ponte Carlos, com 5 andares (e sem elevador) onde cada andar tem uma pista de dança diferente com estilos de música diferentes.
No outro dia, antes de pegar o trem de volta à Budapeste, fui novamente ao centro histórico. Caminhei por ruas que não havia caminhado ainda. E sim, Praga é uma cidade linda.
Acabei indo no Sex Machine Museum. Não é nada de mais, tem várias imagens e máquinas destinados ao ato, mas esperava mais. Se tu tiver muito tempo, até vale a pena ir.
![]() |
Vista de cima do Prague Astronomical Clock |
Após isso, caminhando pelo centro velho percebi que eu poderia subir no Prague Astronomical Clock, e o fiz. A vista é maravilhosa e isso sim recomendo!
Antes de ir para a estação de trem ainda comi um prato típico que é basicamente um nhoque com repolho e bacon. Apesar de ser bem caro ali na parte turística, é um prato que realmente te alimenta bem.
TEM MAIS!
Como essa foi a minha primeira vez visitando a República Checa, eu voltarei a escrever sobre Praga, descrevendo como foi minha segunda visita a Praga.
Resumo:
Praga e Pilsen são cidades lindas. Com muita história medieval, boa cerveja, comidas típicas e um povo não tão educado. Mesmo sendo sendo uma cidade bem histórica, Praga é uma cidade meio maluca com várias coisas com a temática Canabis e vários jovens. Gastei uma quantidade relativamente alta de dinheiro, mas realmente não economizei. Praga é uma cidade que você DEVE visitar. Já Pilsen você só precisa ir caso seja um grande fã de cerveja (como eu).
Dicas
Dicas
A moeda checa é Coroa Checa (CZK) - E geralmente seu valor de conversão fica entre: CZK10 = R$1,00 - R$1,50.
A dica é levar Euros e trocar lá.
Segundo algumas fontes, os melhores lugares para trocar de Euro para Coroas são nas casas de câmbio próximas ao centro da cidade (Staré Město ou Malá Strana).
As tomadas são normais (não as de 3 pinos brasileira). Mas sempre leve um benjamim para viagens.
- Locomoção interna (onibus - trem - Metro)
- Como chegar
Eu fui de trêm para Praga, mas você também pode chegar de avião, carro ou ônibus.
O Aeroporto de Praga Václav Havel é internacional, porém não há voos diretos do Brasil para Praga. Normalmente há escalas em outras cidades da Europa Ocidental.
Também há várias linhas de ônibus que vão para praga saindo de outras cidades da Europa. Recomendo Fluxbus e Student Agency.
O que comer (e onde)
O que comer (e onde)
Você encontrará muitas carnes, principalmente carnes de caça. Facilmente você encontrará pato, cervos e coelhos. Você também encontrará muita batata (como todo o centro leste europeu).
Aproveite e coma na feirinha na praça histórica e beba muita cerveja.
Uma recomendação é o restaurante R.M.Rilke. Perto da entrada do Castelo de Praga, um lugar aconchegante, bom atendimento. Aberto das 11:00 às 23:00.
Em Pilsen eu recomendo o restaurante colado ao Museu da Cerveja (Brewery taproom Parkán), que abre diariamente às 11:00 e fecha entre 22:00 e 01:00 conforme o dia da semana (consultar no google o dia que você quer visitar. Recomendo também o restaurante que tem dentro da fábrica da Pilsner Urquell, Restaurante Na Spilce (http://www.naspilce.com/en/), aberto, também diariamente, das 11:00 às 22:00.
Links:
Trem:
Você pode utilizar o http://www.bahn.de/p_en/view/index.shtml
Ou procurar de maneira genérica todas as maneiras pelo rome2rio.com
Hospedagem:
Normalmente utilizo o http://www.booking.com/
Fiquei no Hostel & Pension Downtown
Ônibus para Pilsen:
Museu da Cerveja em Pilsen:
Mais informações:
Muito boa as informações, não conheço mas tenho vontade de conhecer, e com certeza usarei estas informações.
ResponderExcluir