A Oktoberfest é uma das maiores festas populares do mundo, e é em Munique, no sul da Alemanha, que ocorre a primeira e mais importante Oktoberfest do mundo.
Por mais que se chame OKTOBERfest, a festa de Munique começa em meados de setembro (pois em outubro as temperaturas já são mais baixas), e tem uma duração média de 15 a 20 dias, terminando nos primeiros finais de semana de outubro.
![]() |
Dentro do parque Theresienwiese - Oktoberfest 2016 |
Um pouco de história
A Oktoberfest foi criada em 1810 pelo rei da Baviera Ludwig I para comemorar seu casamento.
Ele foi realizado em um parque (que na época era longe do centro da cidade Munique) que foi batizado de Theresienwiese, em homenagem a noiva, a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.
O rei convidou todos os moradores de Munique e o sucesso da festa foi tão grande que ele marcou outra festa para outubro do ano seguinte, começando, assim, a tradição.
Mas como funciona a Oktoberfest?
A festa acontece no parque Theresienwiese até os dias de hoje, onde as cervejarias locais constroem suas tendas para receber os quase seis milhões de visitantes anuais.
As tendas são os locais onde você poderá comprar e degustar sua cerveja. Cada cervejaria tem uma ou mais tenda, podendo ser espaços pequenos, com poucas mesas e cadeiras, ou grandes pavilhões, com muita música, festa e dança.
![]() |
Parte externa da tenda grande da Hofbräu |
As tendas acabam lotando rapidamente, e se ela está cheia, haverá fila para entrar. Entretanto a fila não é organizada. Praticamente é um monte de gente na frente da tenda esperando o "cuidador da fila" chamar alguém para entrar. Tende a ser um caos quando há muitas pessoas.
Você não paga para entrar no parque, mas, desde 2016, ele é cercado, com muita segurança, e você não pode entrar de mochila, bolsa, ou algo semelhante. Caso precise, você pode deixar seus pertences em um dos guarda-volumes que estão espalhados ao redor do parque. Claro, você terá que pagar por esse serviço.
![]() |
Oktoberfest 2015 lotada ao cair da tarde |
Além das tendas das cervejarias, há locais de para comer e comprar souvenirs, como aquelas famosas canecas alemãs ou camisetas da Oktoberfest.
Também há um parque de diversões, mas cuidado caso você vá em alguma atração radical após beber e comer.
Vale lembrar que há desfiles no centro histórico de Munique, com grandes carroças enfeitadas. A cidade toda fica com o ar da Oktoberfest.
![]() |
Carroça enfeitada no centro histórico de Munique |
Como chegar no parque?
O Theresienwiese fica relativamente perto do centro histórico, e em uma distância caminhável das estações ferroviária e rodoviária.
Da estação ferroviária - München Hbf: fica em torno de 16 minutos de apé.
Da estação rodoviária - ZOB Munich: em torno de 11 minutos de apé.
Caso você esteja na Marienplatz, no centro histórico de Munique, você pode pegar o metrô linhas U3 ou U6, descer na Goetheplatz e caminhar mais uns 10 minutos.
Caso tenha dúvidas, use o Google Maps. Ele te ajudará bastante.
E o que fazer lá?
Podemos resumir a resposta em: beber, comer e se divertir.
A Oktoberfest é uma grande festa, com muita cerveja boa (e cara). Entre numa tenda, beba uma boa cerveja bávara, experimente novos sabores, dance músicas típicas e se divirta.
![]() |
Prato típico alemão |
Não deixe de comer comidas típicas alemãs, como as linguiças, joelho de porco e pretzel. Vale a pena sentar em uma mesa, em alguma das grandes tendas, e ter uma refeição completa, com Wurst, joelho de porco e Sauerkraut (o nosso chucrute).
![]() |
Dentro da tenda grande da Spaten |
Dicas!
- Verifique no site oficial os horários, pois ele varia de dia para dia;
- Se você for em um final de semana, lembre-se: vai estar lotado, principalmente se deixar para ir no último final de semana da festa;
- A entrada é gratuita, então não caia nas “enganações” que tem na internet. Há sites que vendem “entrada” por um preço bem salgado, mas leia com cuidado, muita das vezes isso é só uma reserva de mesa de alguma tenda da festa;
- Por mais que seja entrada gratuita, o preço lá dentro é alto. Um litro de cerveja é 11 euros. Cuidado para não gastar mais que pode;
- E falando em gastar, leve do Brasil sua roupa típica, caso queira usar, pq lá o preço é bem alto também;
- Muito cuidado se você pretende ficar na cidade, além de todos os hotéis e hostels estarem superlotados, tudo está MUITO CARO. Procure ficar em alguma cidade próxima ou no subúrbio, e ir para a festa de trem. Não é tão caro e vai acabar saindo mais em conta;
- Caminhe pela cidade durante a Oktoberfest, o clima fica diferente e você verá mais coisas referente a festa fora do parque;
- As tendas abrem às 10:00, então vá cedo se você quer entrar numa das grandes tendas, sentar e apreciar o lugar, pois a tendencia é ficar cada vez mais difícil entrar.
- Tende a ser um caos quando há muitas pessoas, então tente evitar os horários de pico;
- Acesse o site oficial para mais informações https://www.oktoberfest.de/en/
Resumo
Vá com amigos, mas cuidado, fazer a festa lá e beber até cair pode sair muito caro, tome cuidado com isso.
Você poderá ler mais sobre Munique e Oktoberfest no relato que eu fiz alguns posts atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário