quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Punta del Diablo - Litoral Uruguaio

Nosso amigável país vizinho é um ótimo destino internacional para os brasileiros. Especialmente para os gaúchos, que podem (quase) facilmente visitar o país cisplatino de carro.

Mas dentre os destinos uruguaios durante o verão, seu litoral se torna o destaque.

Dentre as praias mais curtidas para veraneio está a bela Punta del Diablo. O nome pode assustar, mas ela promete encantar seus visitantes.

Para contar melhor sobre a praia, dois viajantes mandaram seus relatos e experiências por lá.






PUNTA DEL DIABLO



Começaremos com o depoimento de Jéssica, 26 anos.

"Punta del Diablo, é uma vila de Pescadores localizada a 44km do Chui e que me conquistou profundamente há uns 6 anos atrás, quando fui a primeira vez com uma turma de amigos.


Pueblo Rivero, Punta del Diablo (fonte: @jesssporto)
Naquela época eu me hospedei no Hostel Las Hadas, localizado, na minha opinião, na melhor parte de Punta del Diablo, em La Viuda. A primeira impressão era de pouca civilização, tranquilidade e simplicidade. Porém com muito bom gosto, desde a gastronomia à arquitetura das casas.




A praia é divida em três partes, cada uma com uma vibe diferente: El rivero, mais badalada, com opção de bares e musica ao vivo, La Viuda, tranquila, vazia e antre dunas de areia. Também tem a Praia dos Pescadores, onde os barcos que abastecem as peixarias estão ancorados, e ao redor encontram-se ótimos restaurantes para se consumir frutos do mar. Uma boa dica para quem gosta de economia e prefere cozinhar o seu próprio alimento é, comprar frutos do mar frescos nas peixarias, os mexilhões estão em alta no verão por algum motivo natural. Mas o melhor dele é o preço, 1kg custa 250 pesos, em reais fica na media dos R$30.



Hola Amor Bar Boutique (fonte: @jesssporto)
Este ano eu fui passar as férias por apenas e infelizmente, uma semana. Novamente, eu me hospedei no hostel Las Hadas, se eu indico? Com certeza, tanto que voltei lá e o hostel cresceu e está ainda melhor. Haviam hospedes da Alemanha, Austria, Mexico e EUA, pude dar uma desenferrujada no meu inglês. A Praia cresceu em termos de turismo nos últimos tempos, mais pessoas estão sabendo da existência desse paraíso “hipponga”. Porem, a vibe simples com requinte e tranquilidade ainda é a mesma.




Além do mais pra quem gosta de surf, dependendo das condições do mar, tem dias que rolam altas ondas. Depois deste depoimento é evidente que eu indico muito viajar para lá, e levar a sério o Descanso, por que em meio à calmaria e tranquilidade, é o melhor a se fazer. Além de curtir o dia na praia e o friozinho da noite, que deixa tudo mais aconchegante, principalmente por as acomodações, na sua maioria, terem lareira. Uma maravilha com a sensação de praia no inverno com moletom e edredom, pra quem curte, é claro. Não vejo a hora de poder voltar."


Punta del Diablo (fonte: @jesssporto)




Eduarda, de 26 anos, também adorou o lugar e conta mais como foi sua experiencia.


"Minha primeira experiência no Uruguai foi na páscoa de 2016 quando conheci Punta del Diablo!  A poucos quilômetros da fronteira com o Brasil, a pequena cidade é muito acolhedora e dispõe de uma energia e paz inexplicável! 


Nessa oportunidade estávamos entre dois casais e optamos por programas mais caseiros, já que havíamos alugado um bangalô muito maneiro que encontramos no AIRBNB. A cidade não dispõe de muitos atrativos, é ideal para ir entre amigos para fazer festas em casas ou entre casal para aproveitar a paz do local e namorar bastante.


No geral, os valores de comida e estadia na cidade são bem acessíveis.  Na oportunidade, a diária ficou em torno de 200 reais o bangalô com 2 quartos.


A passagem foi rápida (quatro dias) mas deu para sentir o quanto os uruguaios são receptivos e extremamente educados, seja com as pessoas, seja com o ambiente, o que deixou um gostinho de quero mais."




quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Praias do Nordeste - Litoral de Alagoas

O nordeste é um dos destinos mais procurados por brasileiros (e estrangeiros) durante o verão do hemisfério sul, e o estado do Alagoas possui lindas praias que são alguns dos principais destinos desses turistas.

O Alagoas é um pequeno estado entre o Sergipe e o Pernambuco, tendo a cidade de Maceió como a capital.
Com pouco mais de 200km de litoral, uma das opções é ficar hospedado na capital, e visitar uma praia por dia. Mas se você quer ficar com os pés na água durante todo o período de férias, o ideal mesmo é escolher uma das praias e aproveitar o sol.

Não é o Caribe! É Maragogi


Mas se você quer visitar o litoral alagoano, mas ainda está em dúvida, vou listar algumas das mais belas praias do estado nordestino.


Maragogi


Talvez uma das mais belas praias do nordeste brasileiro, e com certeza uma das 3 mais belas praias brasileiras que eu já visitei na vida.

Maragogi é um município, a 125km de Maceió e faz divisa com o estado do Pernambuco. Em alguns pontos das praias de Maragogi você encontrará muitos turistas, o que pode frustrar suas expectativas.



Entretanto, se você caminhar pela orla, principalmente em horários de pouco movimento, como início da manhã, você irá se deparar com coqueiros a beira mar e uma água azul turquesa digna de praias caribenhas.

Mas se você quer ainda mais belezas naturais, o recomendado é visitar as galés de Maragogi.
São recifes de corais, com uma certa distância da costa, com o água em torno de 5 metros, mas cristalina, perfeito para fazer mergulhos ou simplesmente nadar sem preocupações. Barcos para lá saem diariamente, e vale a pena se informar quanto a preço e horários.


Piscinas naturais de Maragogi



São Miguel dos Milagres


Outra praia do litoral norte do Alagoas.

Bem mais reservada que sua vizinha Maragogi, São Miguel dos Milagres é uma ótima opção para quem quer curtir a calmaria sem muitos turistas a sua volta.



Você também pode curtir as piscinas naturais, que são mais calmas e com um transporte mais barato que em Maragogi, porém são menores.

Com barcos de pescadores e jangadas pela praia e um visual mais rústico, a pequena vila de São Miguel dos Milagres é um perfeito lugar para quem quer paz, calmaria e curtir a natureza em um lugar menos badalado.



Mas, se você pensa que não encontrará uma estrutura para turistas, está enganado. Na praia Porto da Rua você encontrará bons restaurantes e pousadas, mesmo ainda sendo bem pequena se comparada a Maragogi.


Praia do Gunga


Localizado a 40km da capital Maceió, a Praia do Gunga é um belíssimo local, com uma faixa de coqueiros colado ao litoral, o que torna ela mais bela.



Caso você queira ter uma noção maior da beleza local, você pode visitar o Mirante do Gunga, na entrada para a praia.

Outra bela atração é a a Lagoa do Roteiro, que fica em Barra de São Miguel.

Visão do mirante


Praia de Japaratinga


Outra praia com um mar cristalino e belíssimo e quando a maré está baixa, é possível andar 500 metros mar adentro.

A grande quantidade de formação de corais na região faz com que Japaratinga tenha várias piscinas naturais, se tornando uma boa opção para quem não quer gastar tanto e não ter tanta concorrência como em Maragogi.

Por ser um local ainda não tão turístico, é uma boa escolha para quem quer paz, sossego e economia.




Praia do Patacho


A Praia do Patacho se localiza em Porto de Pedras, em torno de 100km de Maceió.

A maré baixa valoriza demais o litoral alagoano, e não seria diferente aqui na Praia do Patacho. As tonalidades do mar quando a maré está baixa faz você lembrar as praias do Caribe.

Situada na Rota Ecológica, Patacho é uma das praias mais próximas da foz do rio Manguaba. Em Porto de Pedras também vale visitar a Praia de Lajes e fazer o passeio de barco do Projeto Peixe-Boi (verifique datas e preços).



Praia de Ipioca


Mas se você está em Maceió e não está afim de viajar até outra praia, de um pulo na Praia de Ipioca, que fica na capital do estado alagoano.



Além das belezas naturais, a barraca de praia da Hibiscus Beach Club acaba sendo um grande atrativo para os turistas (http://www.hibiscusbeachclub.com.br/).

Em um trecho paradisíaco da praia, a barraca é um ótimo lugar para curtir a praia com boas bebidas e com uma excelente estrutura.
O lugar conta com amplo restaurante, DJ e música ao vivo, piscina, lounge e muitos ambientes de gazebos, espreguiçadeiras, bancos acolchoados e redário de frente para o mar verde esmeralda de Ipioca.

Hibiscus Beach Club

A dica é chegar cedo nos finais de semana, pois o local costuma lotar, e chegando cedo você garante um bom local vago. O valor diário fica em torno de R$ 30,00 (set/2017) e vale a pena caso você queira curtir o verão em um lugar com mais pessoas.



quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Feriados de 2018

O ano de 2018 está mal começando, mas já podemos começar a planejar as viagens. Para isso, nada melhor que já vermos quais os feriados que teremos nesse ano (que não serão poucos), para planejar umas viagens (nem que seja bem curta).

A lista abaixo só mostrará os feriados nacionais, mas vale lembrar que sempre tem um feriado regional (como 20 de setembro, para nós gaúchos), e feriados municipais. Então fique de olho!


Carnaval


Esse é o primeiro feriado prolongado do ano. Acontecerá no dia 13 de fevereiro, podendo ser aproveitado desde o sábado, dia 10 de fevereiro.

A dica aqui é bem simples: Aproveitar para fazer muita festa, quem gosta de festa, ou escolher um lugar mais calmo, para quem quer fugir de tudo nesse período.

Carnaval no Rio


Praias e, principalmente, cidades como Rio de Janeiro e Salvador são os lugares mais procurados nessa época.
Entretanto, se você não quer todo o agito, ficar em casa assistindo Netflix é uma boa pedida.

Carnaval em Salvador


Mas se você quer realmente fugir do carnaval e tem um dinheiro sobrando, essa é a hora de fazer uma viagem internacional, pois estaremos fora da alta temporada. Lugares mais perto, como Buenos Aires e Montevidéu são boas escolhas.

Buenos Aires



Sexta-feira da Paixão


A famosa sexta-feira santa antes do domingo de páscoa, esse ano, ocorrerá dia 30 de Março. Serão só 3 dias, mas já da para aproveitar uma praia, pois março ainda poderá ter um calorzinho gostoso de fim de verão.

Praias no Brasil



Dia do Trabalho


Dia 1º de maio cai numa terça-feira, ou seja, um possível feriadão de 4 dias! Ai podemos nos programar para fazer uma viagem um pouco mais longa.

Subir a serra pode ser uma boa opção, já que poderá estar um pouco frio (apesar de a gente nunca saber ao certo... o tempo é louco). Então cidades como as serras gaucha, catarinense, ou até mesmo, a paulista, podem ser opções interessantes.

Serra Gaucha




Corpus Christi


Mais um feriado de 4 dias! A quinta-feira em questão será dia 31 de maio, e essa é uma outra data boa para aproveitar o início das temperaturas mais baixas.

Se você quer ver neve, visitar o Chile é o que há. No início de junho as principais estações de esqui já estão abertas por lá, mas ainda com poucos turistas. Essa pode ser uma boa oportunidade de ver neve e não ficar disputando lugar com vários turistas.

Chile



Independência do Brasil


O famoso dia 7 de setembro, esse ano, ocorrerá numa sexta-feira. Mesmo curto, você sabe que dá para aproveitar. Se estiver mais quente, já dá para cogitar uma praia, ou mesmo visitar aquele lugar mais perto de onde você mora. Um turismo local vale a pena.




Nossa Senhora Aparecida (ou dia das crianças)


Dia 12 de outubro também será numa sexta-feira, então as dicas serão as mesmas. O que vale é descansar, mesmo que seja em casa assistindo Netflix com o crush.

Netflix e Crush




Finados


Mais um feriado que ocorrerá numa sexta-feira, dia 2 de novembro.

Novembro já da para pegar uma praia



Proclamação da República


Dia 15 de novembro, esse ano, cairá numa quinta-feira.

Sim! O último feriado do ano será feriadão!

Como falta muito tempo para essa data, vale a pena planejar uma viagem bem bacana. Países vizinhos são ótimas opções para essa data.

Mas se você juntar com alguns dias de férias, esse feriado pode ser uma bela viagem pela Europa antes de esfriar para valer.


Madri




quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

(Algumas) Praias de Florianópolis

Mais um janeiro chegando, junto com altas temperaturas. Verão combina com muita coisa, mas, especialmente, com praia.

E qual sua praia preferida?

Com certeza, dentre as praias que eu mais gosto estão várias de Florianópolis.

A capital do estado de Santa Catarina possui mais de 40 praias, e elas são para todos os gostos.

Tem as mais calmas, as mais agitadas, as para os surfistas, e até mesmo para quem quer ficar como veio ao mundo.

Vou listar algumas das praias da ilha (até porque não da para citar todas), e você pode escolher qual mais te agrada (ou várias que te agradam).


Canasvieiras


O balneário de Canasvieiras é um dos maiores e mais bem estruturados da ilha. Já foi um destino mais calmo, mas com a grande quantidade de turista, que só aumenta a cada ano que passa, Canasvieiras está se tornando uma praia muito lotada para quem quer descansar e curtir o verão. Entretanto é um balneário bastante agitado para quem quer curtir festas.

Aqui você encontrará desde cadeiras de praia até caiaques para alugar, e para quem curte um passeio de escuna, partem, todos os dias durante o verão, excursões para outros lugares do norte da ilha. Vale a pena o passeio.






Jurerê


O balneário de Jurerê é dividido em duas partes, a Internacional e a Tradicional.

A praia de Jurerê Internacional é famosa pela quantidade de celebridades que passam a temporada por lá. Se você fizer um passeio pelo balneário verá diversas mansões. Aqui também há toda uma estrutura planejada de lojas, bares e restaurantes requintados.

Com muito agito e badalação, essa praia é bastante convidativa para os amantes de festas de alta produção. Mas fica ligado, pois você precisará desembolsar uma grana para frequentar certos lugares
por aqui.

Já Jurerê Tradicional não tem toda essa badalação, e abriga os moradores mais antigos do balneário, com restaurantes de culinária típica da ilha. Aqui também está o Iate Clube de Santa Catarina.

Famoso Parador P12 de Jurerê



Praia Brava


A praia Brava fica voltada para o oceano, logo, ela possui grandes ondas e um mar um tanto quanto agitado. Sua beleza natural é de tirar o fôlego. O balneário residencial fica rodeado por morros, ainda cheios de mata nativa, e a água é muito limpa e transparente, mesmo com o agito das ondas.

Para quem gosta de paz e sossego, a dica é ficar na areia, em frente de algum restaurante, e pedir uma porção de camarão empanado e uma cerveja.

Já para quem quer emoção, você pode fazer um voo de parapente, saindo dos morros, e tendo uma visão lindíssima da praia.





Joaquina


Essa é a praia para quem gosta de surfe. Muito badalada entre os jovens, não é muito recomendada para as famílias que querem paz e descanso.

Com estacionamento, salva-vidas e restaurante, a dica é chegar cedo. Durante o verão o estacionamento lota rápido, e o trânsito ao redor se torna um inferno.

Junto à praia de Joaquina ficam as dunas da Joaquina. Várias dunas de areia que vale a visita.




Galheta


A famosa praia dos naturistas.

Uma praia semi deserta e própria para a prática do nudismo, seu acesso se dá depois de uma trilha de 300 metros pela mata.

Uma praia virgem, sem infra-estruturada, calma, com um mar cristalino e moderado, a praia da Galheta é ideal para aqueles que buscam um contato maior com a natureza.




Lagoinha do Norte


Essa praia é ideal para famílias, pois a água é calma, com uma temperatura agradável, além de ser cristalina e super rasa.

Fica no norte da ilha, e é uma das praias preferidas pela sua calma e transparência da água. Mas como toda praia da ilha, a dica é chegar cedo, pois os estacionamentos ao seu redor costumam lotar facilmente durante o verão.




Campeche


A praia do Campeche, uma das praias do sul da ilha, possui um mar agitado, gelado e com alta salinidade.

Bastante frequentada por surfistas, a praia possui vários bares e restaurantes.

Em frente à praia do Campeche há a Ilha do Campeche. Famosa pelo seu rico ecossistema e pelo seu patrimônio arqueológico, a ilha do campeche é um belo ponto turístico.

A ilha do Campeche possui uma única praia, com águas calmas e cristalinas.




Praia Mole


A última de nossas praias citadas, mas não a menos importante. Possivelmente a praia mais badalada da ilha da magia, é o lugar de encontro dos jovens, pela sua animação e música ao vivo.

Para quem curte esportes, aqui é o lugar para surfe e parapente. Já para quem curte ficar apreciando o lugar com os amigos, a dica é ficar em frente à algum dos vários bares e restaurantes à beira mar, só petiscando e bebendo, seja um suco natural ou uma cerveja bem gelada.

Mas vale lembrar que o mar aqui não é tão amistoso.



Mapa