quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Qual o segredo da batata frita belga?

Sempre que eu falo que a batata frita belga é a melhor do mundo o pessoal pergunta: “Mas porque? Batata frita não é tudo igual? É só fritar a batata.”


E eu sempre respondo: “Não. A batata belga é incomparável.” E essa é uma grande verdade.



Os belgas garantem que foram eles os primeiros a fritar batata (por mais que em inglês elas se chamam french fries, ou fritas francesas). Nas barracas de fritas, chamadas de fritkoten, há filas na hora do almoço. E olha que há cerca de 5 mil fritkoten em todo país.


Há algumas explicações para que lá a batata frita seja dourada, mais crocante por fora, macia por dentro e com um sabor de dar água na boca. Uma dessas explicações é a gordura onde ela é fritada, que é de boi, e não vegetal como normalmente usado aqui no Brasil.


Outro segredo é que ela é frita duas vezes. Na primeira fritura, a temperatura do óleo é de 130 graus. Depois a batata descansa, esfria um pouco e na hora de servir para o cliente é frita novamente a 180 graus.


Há quem diga que a batata que eles usam na Bélgica não é a mesma que normalmente usamos aqui no Brasil. Mas se quiser fazer a receita você mesmo, opte pelas batatas vermelhas.

Comer batata frita na Bélgica também tem uma outra vantagem: os molhos. Há várias friteries (como são chamados os lugares que vendem batata frita) que possuem uma grande gama de molhos que você pode escolher para acompanhar a batata. Um desses lugares, a friterie Tabora, possui mais de 100 molhos (sim, eu disse cem) para você escolher. Além da famosa maionese, um dos mais pedidos é o molho andaluz, que traz uma picância leve e deixa ainda mais gostosa a batatinha.


Então fica a dica: Se estiver na Bélgica, não deixe de comer batata frita, que geralmente vem em um cone de papel e é bem baratinho. E quanto aos molhos, não se prenda só a maionese e ao ketchup.


Nós sabemos que as fritas francesas são belgas


Algumas friteries de Bruxelas








Quer fazer em casa?


Aqui estão algumas receitas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário